Conhecimentos e metodologias para o ensino de arte: recortes históricos sobre a Lei 5692/71 e sobre as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná/2009
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p45Palavras-chave:
Politica da educação, Ensino de arte, Currículo escolar, metodologia de ensinoResumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre conhecimentos e metodologias propostos para o ensino de arte nos fundamentos legais da Lei nº 5.692?71 interpretados e divulgados em publicações e das Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Arte do Estado do Paraná/2009. O texto, numa perspectiva de análise documental, explicita os fundamentos teórico-metodológicos de dois momentos históricos, com determinações políticas e econômicas diversas, no contexto geral da Educação Artística na década de 70, e particular do Estado do Paraná com o Ensino de Arte, nos anos 2000. Busca desvelar os propósitos determinados para o campo artístico no contexto escolar, para fundamentar em que medida são encaminhados metodologias e conteúdos de arte discutidos nesses documentos que, em última instância, informam as práticas artísticas das escolas públicas paranaenses ainda hoje.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l9394.htm. Acesso em: 22 jun. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª à 8ª séries): Arte. Brasília, 1998.
CANCLINI, N. G. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1984.
COMENIUS, I. A. Didactica Magna. Versão para eBook. Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná. Curitiba, 1990.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Arte. Curitiba, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/. Acesso em: 10 maio 2012.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Tradução de Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959.
PORCHER, L. Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Rio de Janeiro: MEC/INEP, v. 55, n. 121, jan./mar. 1973.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Documento I Comunicação e expressão∕Educação artística. Niterói: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1977.
RIBEIRO, M. L. S. Educação escolar e práxis. São Paulo: Editora IGLU, 1991.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SEBBEN, E. E. Concepções e práticas de música na escola na visão de alunos de 8ª série do ensino fundamental: as contradições entre o legal e o real. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2009.
STORI, R. As Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná: uma análise dos fundamentos e da gestão do ensino de música em Ponta Grossa/PR (2003- 2010). 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2011.
SUBTIL, M. J. D. Educação e Arte: dilemas da prática que a História pode explicar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 4, n. 2, p. 185-194, jul./dez. 2009a.
SUBTIL, M. J. D. Uma contribuição ao estudo da educação musical nas políticas públicas brasileiras: educação artística, expressão e polivalência na Lei 5.692/71. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18., 2009, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009b. p. 1231-1237.
SUBTIL, M. J. D. Reflexões sobre Ensino de Arte: recortes históricos sobre políticas e concepções. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 41. p. 241-254, mar. 2011. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/ edicoes/41/art18_41.pdf. Acesso em: 10 maio 2013.
SUBTIL, M. J. D. A lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 3 (30), p. 125-151, set./dez. 2012.
SUBTIL, M. J. D.; ROSSO, A. J.; SEBBEN, E. E. Representações sociais sobre arte e ensino de arte. Contrapontos, Itajaí, v. 12, n. 3, p. 350-361, set./dez. 2012.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.