Baile perfumado

do registro à revisão

Autores

  • Heverton da Silva Guedes Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49705

Palavras-chave:

Cinema, Memória, Cangaço, Sertão, Baile perfumado

Resumo

Conjugando análise fílmica e revisão bibliográfica, a presente pesquisa propõe um estudo de Baile Perfumado (1996), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, à luz da memória, isto é, procura evidenciar como o filme opera em dimensões distintas do "rememorar" e, por conseguinte, como isso pode significar uma chave interessante para leitura da obra. Ancorando-nos em três níveis de apreciação do tema - individual, social e cinematográfico -, discutimos a intrincada interação entre imaginário coletivo e agenciamento midiático e intuímos, de antemão, que estamos diante de um título notável que parte do registro do cangaço para a revisão, em forma e em discurso, da paisagem-sertão (ALBUQUERQUE, 2016; BENTES, 2007; CUNHA, 2016).

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Biografia do Autor

Heverton da Silva Guedes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Comunicação e Bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE. Email: heverton.sguedes@ufpe.br. ORCID: https: https://orcid.org/0000-0002-6107-1772.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

da Silva Guedes, H. (2024). Baile perfumado: do registro à revisão. Domínios Da Imagem, 18, 1–12. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49705

Edição

Seção

Artigos gerais