Baile perfumado
do registro à revisão
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.49705Palavras-chave:
Cinema, Memória, Cangaço, Sertão, Baile perfumadoResumo
Conjugando análise fílmica e revisão bibliográfica, a presente pesquisa propõe um estudo de Baile Perfumado (1996), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, à luz da memória, isto é, procura evidenciar como o filme opera em dimensões distintas do "rememorar" e, por conseguinte, como isso pode significar uma chave interessante para leitura da obra. Ancorando-nos em três níveis de apreciação do tema - individual, social e cinematográfico -, discutimos a intrincada interação entre imaginário coletivo e agenciamento midiático e intuímos, de antemão, que estamos diante de um título notável que parte do registro do cangaço para a revisão, em forma e em discurso, da paisagem-sertão (ALBUQUERQUE, 2016; BENTES, 2007; CUNHA, 2016).
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN; Massangana; São Paulo: Cortez, 2001.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Vede sertão, verdes sertões: Cinema, Fotografia e Literatura na Construção de Outras Paisagens Nordestinas. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 13 n. 1. p. 01-27, 2016.
BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 242-255, 2007.
CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI. Sangue de bairro. Recife: Bertelsmann Music Group: 1996. LP (133m).
CLEMENTE, Marcos Edilson de Araújo. O cangaço: poder e cultura política no tempo de Lampião. Recife: Editora da Fundação Joaquim Nabuco, 2016.
CRUZ, Nina Velasco e. Audiovisual e Memória: refletindo sobre algumas imagens-tempo contemporâneas. In: CARVALHO, Carlos André; LACERDA, Chico; ALMEIDA, Rodrigo (Orgs.). Cinema e Memória. Recife: UFPE, p.104-116, 2013.
CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da. A Aventura do Baile Perfumado: vinte anos depois. Recife: CEPE, 2016.
CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da. A representação visual da memória: imagens e melancolia na cidade periférica. In: PRYSTHON, Angela (Org.). Imagens da cidade: espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas. Porto Alegre: Editora Sulina, p.219-234, 2006.
FRANÇA, Andréa. O Cinema entre a memória e o documental. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 19. p. 01-14, 2008.
GRUNSPAN-JASMIN, Élise. Lampião, senhor do sertão: vidas e mortes de um cangaceiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
GUEDES, Heverton da Silva. Sertão hollywoodiano, cinema paulista. Faces da História, Assis (SP), v. 9, n. 2, p. 331-341, 2022.
GUIMARÃES, César. Imagens da memória (entre o legível e o visível). Belo Horizonte, Curso de Pós-Graduação de Estudos Literários/Editora da UFMG, 1997.
KILBOURN, Russell. Cinema, memory, modernity: the representation of memory from the art film to transnational cinema. New York: Routledge, 2010.
KOBS, Verônica Daniel. Baile perfumado revisita Lampião: realidade, ficção e revisão de um mito construído pela História. Todas as Musas, São Paulo, v. 2, n. 1. p. 150-164, 2010.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
LISSOVSKY, Mauricio. O que fazem as fotografias quando não estamos olhando para elas? In: BARRENECHEA, M. A. (Org.). As dobras da memória. Rio de Janeiro: Contracapa, 2008.
MATTOS, Antonio Carlos Gomes de. Publique-se a lenda: a história do western. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
PRYSTHON, Angela. Retratos das margens: do terceiro cinema ao cinema periférico. Campinas: Pontes Editores, 2022.
TOLENTINO, Célia Aparecida. O Rural no cinema brasileiro. São Paulo: UNESP, 2001.
VARJÃO, Thiago de Brito. As mitologias do sertão através do cinema e literatura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 53, n. 4. p. 517-525, 2018.
VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza. O cangaço no cinema brasileiro. Campinas, SP: [s.n.], 2007.






As obras deste periódico estão licenciadas com