Algocracia S/A: O Poder Das Corporações E Seus Algoritmos Nas Sociedades Democráticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2021v16n3p192Keywords:
Algoritmos, Corporações, Democracia, Dados, Tecnologias, TransparênciaAbstract
Com a globalização e o surgimento de novas tecnologias de informação, o fortalecimento do setor empresarial reforçou a inter-relação entre a captura de poder econômico e político das corporações na agenda do século XXI. Logo, o presente artigo propõe verificar os desdobramentos da gestão algorítmica operadas pelas corporações e suas implicações no debate público. A metodologia utilizada, de abordagem dedutiva, implicou na revisão bibliográfica e documental disponível. Por fim, depreende-se que, no atual paradigma de responsabilidades compartilhadas, garantir a transparência no meio digital, realizar parcerias público-privadas e uma dinâmica de diversidade social de mídia no ciberespaço é fundamental para o funcionamento democrático da sociedade e para a edificação da cidadania empresarial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista do Direito Público
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.