Algocracia S/A: O Poder Das Corporações E Seus Algoritmos Nas Sociedades Democráticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2021v16n3p192Palavras-chave:
Algoritmos, Corporações, Democracia, Dados, Tecnologias, TransparênciaResumo
Com a globalização e o surgimento de novas tecnologias de informação, o fortalecimento do setor empresarial reforçou a inter-relação entre a captura de poder econômico e político das corporações na agenda do século XXI. Logo, o presente artigo propõe verificar os desdobramentos da gestão algorítmica operadas pelas corporações e suas implicações no debate público. A metodologia utilizada, de abordagem dedutiva, implicou na revisão bibliográfica e documental disponível. Por fim, depreende-se que, no atual paradigma de responsabilidades compartilhadas, garantir a transparência no meio digital, realizar parcerias público-privadas e uma dinâmica de diversidade social de mídia no ciberespaço é fundamental para o funcionamento democrático da sociedade e para a edificação da cidadania empresarial.
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