Canto, Logo Existo
reflexão sobre a canção Tikmû’ûn em um cinema portoalegrense
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e48905Palabras clave:
Canção, Cinema, Ensino e AprendizagemResumen
Este ensaio investiga, a partir de um encontro com um cineasta do povo Tikmû’ûn, também conhecido como Maxakali, as fronteiras entre o significado, sua tradução e a comunicação em situações em que diferentes cosmologias se colocam lado a lado. A partir de uma canção, pensa-se como explicações, aprendizados e ensinamentos podem ser feitos de distintos modos na cosmologia do povo Tikmu’un e como essas formas se chocam com as formas de ensinamento dos não indígenas. Assim, frente ao discurso racional, metafórico e explicativo do significado pertencente à cosmologia não indígena, o ensinamento indígena surge em uma espécie de sonorocentrismo, uma pedagogia e mesmo uma condição de existência baseadas na canção e no espírito.
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