Cantos e Fronteiras
ontologias relacionais a partir do curta Mãtãnãg, A Encantada
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e47415Resumen
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a análise do curta Mãtãnãg, A Encantada (2019), enquanto expressão cultural e ontológica dos Maxakali a partir de um pensamento relacional e perspectivista. Utiliza, como pressupostos teóricos, os conceitos de ontologia relacional (Escobar, 2006), pensamento seminal (Kusch, 2009), perspectivismo (Viveiros de Castro, 1996), tempo mítico (Colombres, 2006), os cantos tradicionais Maxakali (Bicalho, 2019), entre outros. Interpreta o canto como uma fronteira espiritual, de expressão anímica e como uma forma de território concebida a partir da cultura tradicional do povo Maxakali.
Palavras-chave: Mãtãnãg, A Encantada; Ontologias relacionais; Cantos; Fronteiras; Perspectivismo.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diego Bonatti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.