A pedagogia artesã de Maragogipinho: experiências de autoria poética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2020v15.e40151

Palabras clave:

Artesanato de Maragogipinho, Pedagogia Artesã, Ensino e Aprendizagem, Encontro de Saberes, Mestres de Oralidade Plena

Resumen

O presente ensaio propõe abordar relações entre artesanato, repetição-recriação e ensino. Nesta abordagem, tomamos o artesanato como ato de resistência, constituindo-se em patrimônio cultural material e imaterial e o/a artesão/ã como sujeito constituído na, e constituinte da, tradição. Há, no distrito de Maragogipinho/BA, um modo de ensino artesanal, fundado na ancestralidade indígena-luso-africana, na repetição secular e inventiva, do fazer cerâmica; assim como há Mestres e Mestras de Saberes e Fazeres, em convergência com o conceito de Notório Saber (CARVALHO, 2016). Nesse contexto, a discussão teórica que apresentamos compreende o artesanato a partir da perspectiva das pedagogias culturais, que preservam e ressignificam culturas e comunidades e dialoga com a dimensão epistêmica e pedagógica do Encontro de Saberes (CARVALHO, 2016; 2019). Ao relatar encontros com Mestres e Mestras da Tradição Artesanal de Maragogipinho, por meio de uma experiência de autoria com estudantes do Curso integrado em Agroecologia e Agropecuária do Instituto Federal Baiano (campus Valença), buscou-se refletir sobre potências de repetição-criação-recriação, de modos de ensino e de pesquisa na Educação Básica e no Ensino Superior. As olarias e os vários labirintos das peças (artefatos) da arte do barro e da memória narrativa dos/as Mestres e Mestras de Maragogipinho são espaços abertos ao encontro e à educação dialógica.

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Biografía del autor/a

Joseane Costa Santana, Instituto Federal Baiano

Mestranda pela Universidade do Estado da Bahia e Professora no Insituto Federal Baiano.

Cynthia de Cássia Santos Barra, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora Universidade Federal do Sul da Bahia

Citas

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Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Santana, J. C., & Santos Barra, C. de C. (2020). A pedagogia artesã de Maragogipinho: experiências de autoria poética. Boitatá, 15(29), 12–30. https://doi.org/10.5433/boitata.2020v15.e40151

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