A intergenericidade poética em contos da tradição oral

Autores

  • NADIA BARROS ARAUJO Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e47405

Palavras-chave:

: Intergenericidade poética; Contos da tradição oral; Contadores tradicionais;

Resumo

Neste estudo buscou-se apresentar uma análise literária de contos da tradição oral, provenientes do acervo literário dos contadores tradicionais de histórias da cidade de Tapiramutá, Chapada Diamantina, Bahia, para tanto, parte-se das reflexões epistemológicas de Aristóteles (1992), Rosenfeld (1994) e Staiger (1977), sobre o entrelaçamento e diálogo entre os gêneros épico/narrativo, lírico e dramático - a intergenericidade poética. Evidenciou-se por meio das análises a quatro contos da tradição oral, a presença do enlaçamento, da interpenetração entre os gêneros líricos, épico/narrativo e dramático, assinalando assim para o fato dos gêneros literários aparecerem misturados, mesclados. Bem como, percebeu-se que por meio desse imbricado diálogo entre os gêneros são revelados traços da cultura, da história, dos contextos geográficos, sociais e políticos tanto dos sujeitos enunciativos (contadores tradicionais) quanto da sua coletividade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

NADIA BARROS ARAUJO, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.

 

 Nádia Barros Araújo, professora da rede pública do estado da Bahia, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2004), Tem especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IBPEX (2006), em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2018), Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2016), atualmente cursa Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação com ênfase em contextos de diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Poéticas orais, Literatura popular, Formação continuada de professores da Educação Básica, Educação na perspectiva intercultural, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Referências

ARAÚJO, N. B. É do jeito da gente que vou contar! As narrativas orais: da comunidade às práticas educativas escolares. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, BA, 2016.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Ars Poética, 1992. Edição bilíngue grego-português. (384 a.C. - 322 a.C.).

BUSATTO, C. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003.

CASCUDO, L. C. Literatura oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2006.

LADA FERRERAS, U. El proceso comunicativo de la narrativa oral literaria. Culturas Populares. Revista Electrónica, Alicante, v. 5, jul./dic. 2007.

LUNA, S. Dramaturgia e cinema: ação e adaptação nos trilhos de um bonde chamado desejo. João Pessoa: Ideia, 2009.

ROSENFELD, A. O teatro épico. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.

STAIGER, E. Conceitos fundamentais da poética. Tradução de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.

STAIGER, E. Conceitos fundamentais da poética. Tradução de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

ZUMTHOR, P. A letra e a voz. Tradução de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

WELLEK, R.; WARREN, A. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

ARAUJO, N. B. (2024). A intergenericidade poética em contos da tradição oral . Boitatá, 17(34), e022012. https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e47405