"Fugidinha": gêneros musicais, periferias e ambiguidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31565

Palavras-chave:

Música popular, Periferia, Gêneros musicais, Pagode, Música sertaneja

Resumo

Este artigo discute as negociações sobre a “periferia” e o “popular” processadas através do trânsito da canção “Fugidinha” entre o pagode e o sertanejo. Parte-se da ideia de que a música tem sido elemento fundamental nos movimentos contemporâneos de valorização do universo periférico e que, através de ambiguidades estilísticas, a “Fugidinha” é um instigante exemplo de reelaboração de certos estereótipos em torno de setores de menor poder aquisitivo da população.

Biografia do Autor

Felipe Trotta, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação (UFRJ) e mestre em Musicologia (Uni-Rio). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense

Referências

BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and subversion of identity. Nova York, Londres: Routledge, 1990.

BLAZQUEZ, Gustavo. Nosotros, vosotros e ellos: las poéticas de las masculinidades heterosexuales entre jóvenes cordobeses. Revista Trans, Barcelona, n. 12, 2008.

CHAVES, Sarah Nery. Tenho cara de pobre. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

CONNEL, John e GIBSON, Chris. Sound tracks: popular music, identity and place. Nova York: Routledge, 2003.

FREIRE FILHO, João; HERSCHMANN, Micael. Funk carioca: entre a condenação e a aclamação pela mídia. Revista Eco-Pós, Rio de Janeiro, v.6, n.2, p.60-72, 2003.

HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do popular”. In: SOVIK, Liv ( Org.). Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

NEGRI, Marcelo. A nova classe média: o lado brilhante dos pobres. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

Pardue, Derek. Ideologies of marginality in Brazilian hip hop. Nova York/ Hampshire, UK: Palgrave Macmillan, 2008.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar/EdUFRJ, 2001.

SOUZA, Gustavo. O ponto de vista político no cinema de periferia. Revista Galaxia, São Paulo, n.24, 2012.

TROTTA, Felipe. O samba e suas fronteiras: pagode romântico e samba de raiz nos os 1990. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ, 2011.

TROTTA, Felipe. Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da periferia. Revista Galaxia, São Paulo, v.13, n.26, 2013.

Downloads

Publicado

2013-10-30

Como Citar

Trotta, F. (2013). "Fugidinha": gêneros musicais, periferias e ambiguidades. Boitatá, 8(16), 28–42. https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31565

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.