"Fugidinha": gêneros musicais, periferias e ambiguidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31565

Palavras-chave:

Música popular, Periferia, Gêneros musicais, Pagode, Música sertaneja

Resumo

Este artigo discute as negociações sobre a “periferia” e o “popular” processadas através do trânsito da canção “Fugidinha” entre o pagode e o sertanejo. Parte-se da ideia de que a música tem sido elemento fundamental nos movimentos contemporâneos de valorização do universo periférico e que, através de ambiguidades estilísticas, a “Fugidinha” é um instigante exemplo de reelaboração de certos estereótipos em torno de setores de menor poder aquisitivo da população.

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Biografia do Autor

Felipe Trotta, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação (UFRJ) e mestre em Musicologia (Uni-Rio). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2013-10-30

Como Citar

Trotta, F. (2013). "Fugidinha": gêneros musicais, periferias e ambiguidades. Boitatá, 8(16), 28–42. https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31565

Edição

Seção

Dossiê