Tradição oral e tecnologia: duas faces da literatura de Manu Maltez em Meu Tio Lobisomem
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31251Palavras-chave:
Literatura infantil e juvenil, Tradição oral, E-book,Resumo
O artigo estuda o alcance da tradição oral no contemporâneo ao traçar uma leitura da obra Meu tio lobisomem, de Manu Maltez, do ponto de vista dos desdobramentos da tradição oral na literatura infantil e juvenil e do modo como essa confluência busca apoio e beneficia-se das mídias digitais. O primeiro campo de análise discute o diálogo textual e cultural entre a literatura infantojuvenil e os contos de tradição oral. O segundo momento aborda a versão digital do livro, publicada simultaneamente com a versão de papel, que estabelece a questão sobre os ganhos e as perdas de uma mídia para outra e como cada uma contribui para a representação da passagem da infância para a adolescência nas teias da tradição e da tecnologia.
Downloads
Referências
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas.Tradução de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BIRCHER, K. What makes a good picture book app? The Horn Book Magazine, março/abril, 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2015.
CÂMARA, Cascudo. Lincantropia sertaneja. In: Revista do Brasil, out. 1923.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
HOLANDA, Chico Buarque de. Chapeuzinho amarelo. Ilustrações de Ziraldo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2004.
GUIMARÃES, Saulo Pereira. Com 18 milhões de tablets, Brasil está pronto para e-books. Exame, São Paulo, 15 jun. 2014. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/com-18-milhoes-de-tablets-brasil-esta-pronto-para-e-books/. Acesso em: 10 mar. 2015.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MACHADO, Ana Maria. História meio ao contrário. 26. ed. São Paulo, Ática, 2010.
MALTEZ, Manu. Meu tio lobisomem – uma história verídica. São Paulo: Peirópolis, 2011. MALTEZ, Manu. Meu tio lobisomem – uma história verídica. São Paulo: Peirópolis, 2011.
TEIXEIRA, D. J. ; GONÇALVES, B. S. ; GONCALVES, M. M. ; PEREIRA, A. T. C. . Os Códigos de Linguagem como potencializadores da interação em aplicativos de literatura infantil uma análise do app Cinderella de Nosy Crow. In: CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL, 4., 2013, São Paulo.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Editora Moraes, 1977.
TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcus Aurelius. Os 33 porquinhos. Ilustração Edu. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Elizabeth Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.