Narrativa, tradição e experiência: análise de aspectos da literatura tradicional/oral/popular em a Viagem do Elefante, de José Saramago

Autores

  • Max Alexandre de Paula Gonçalves Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2009v4.e31067

Palavras-chave:

Literatura Oral, Narrativa, José Saramago, Cultura Escrita, Memória

Resumo

Este artigo possui o objetivo de analisar aspectos da literatura tradicional/oral/popular existentes no livro A viagem do elefante, de José Saramago. Pretendese investigar a representação de elementos da literatura tradicional e oral na cultura escrita à luz das teorias de Walter Benjamin sobre o narrador e a narrativa, presentes nos ensaios “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov” e “Experiência e pobreza”. Ao ressignificar provérbios e metáforas – gêneros da literatura tradicional/oral/popular –, Saramago consegue transmitir saber e experiência na narrativa sobre a viagem do elefante Salomão. Além disso, é importante observar que essa sabedoria é emitida pela voz de personagens ex-cêntricas da História, tais como o cornaca indiano Subhro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Alexandre de Paula Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O vocabulário da praça pública na obra de Rabelais. In: BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. 3. ed. Trad. Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec/Brasília: Editora da UnB, 1993.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad: Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad: Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DUARTE, Helena Margarida Vaz. Alguns aspectos da literatura tradicional/oral/popular nos romance de José Saramago. In: BLAYER, Irene Maria F; FAGUNDES, Francisco Cota (Org.). Narrativas em Metamorfose: abordagens interdisciplinares. Cuiabá: Cathedral Publicações, 2009.

GONÇALVES, Henriqueta Maria. Encontros e desencontros da literatura tradicional/oral/popular. In: BLAYER, Irene Maria F; FAGUNDES, Francisco Cota (Org.). Narrativas em Metamorfose: abordagens interdisciplinares. Cuiabá: Cathedral Publicações, 2009.

PELEN, Jean-Noël. Memória da literatura oral. A dinâmica discursiva da literatura oral: reflexões sobre a noção de etnotexto. Trad. Maria T. Sampaio. Projeto História – Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História (PUC-SP), v.22, p. 49-77, 2001.

SARAMAGO, José. A viagem do elefante: conto. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Downloads

Publicado

2009-10-02

Como Citar

Gonçalves, M. A. de P. (2009). Narrativa, tradição e experiência: análise de aspectos da literatura tradicional/oral/popular em a Viagem do Elefante, de José Saramago. Boitatá, 4(8), 131–144. https://doi.org/10.5433/boitata.2009v4.e31067

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.