Literatura de cordel: interdisciplinaridade em sala de aula

Autores

  • Bruna B. S. Santana Mackenzie
  • Raimunda B. Batista Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30892

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Literatura de Cordel.

Resumo

O estudo teve como objetivo desenvolver um trabalho interdisciplinar, buscando resgatar a literatura de Cordel, mais conhecida no Nordeste brasileiro, e divulgá-la junto aos alunos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Londrina. Considerando que esta modalidade de cultura se apresenta de várias formas, oral, escrita, declamada e cantada, entende-se que ela apresenta inúmeras possibilidades pedagógicas. Neste sentido, o trabalho proposto se deu em duas etapas. A primeira etapa composta por estudos bibliográficos, contextualização e caracterização do objeto. A segunda etapa composta por aplicação prática, com realização de oficinas junto aos alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental da Escola Estadual Newton Guimarães. Nestas oficinas foram abordadas diferentes perspectivas e possibilidades da literatura de cordel. A principal intenção do estudo era possibilitar aos alunos um mergulho literário, em um mundo repleto de personagens, ritmos, temas, imagens, rimas entre outros. Temas estes vindos de uma modalidade da literatura popular que pode ser muito bem aproveitado no âmbito pedagógico. Levar o Cordel para sala de aula implica em mostrar a vitalização do gênero cultural como ferramenta para didático na educação.

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Biografia do Autor

Bruna B. S. Santana, Mackenzie

Mestranda em Educação, Arte e História da Cultura – Mackenzie

Raimunda B. Batista, Universidade Estadual de Londrina

Professora da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2017-09-27

Como Citar

Santana, B. B. S., & Batista, R. B. (2017). Literatura de cordel: interdisciplinaridade em sala de aula. Boitatá, 2(4), 149–146. https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30892

Edição

Seção

Dossiê