Polipoesia e recuperação da performance da voz
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2006v1.e30699Palavras-chave:
Polipoesia, Oralidade, PerformanceResumo
Este artigo tem por objetivo mostrar como a Polipoesia, poética multimídia desenvolvida pelo italiano Enzo Minarelli, promove uma recuperação da performance da voz, através da revalorização da presença do poeta diante de seu ouvinte. Procuro mostrar como a Polipoesia é uma das responsáveis pela redescoberta de uma oralidade que há muito foi deixada em segundo plano pelos poetas e estudiosos de literatura em decorrência da sedimentação da cultura escrita nos países ocidentais.
Downloads
Referências
COHEN, Renato. Performance como Linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: EDUSP, 1989.
DINIZ, A.G. Poesia & corpo em tutu performático. In: CARREIRA, Alan; VILLARQUEIROZ, F; GRAMMONT, G.; RAVETTI,G. ; ROJO, S. (Org.). Mediações performáticas latino-americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 9-21.
EL HAOULI, Janete. Demétrio Stratos – em busca da voz-música. Londrina: J. E. Haouli, 2002.
FIGUEIREDO, Guilherme Gitahy de. Rádio Arte e a Morte da Mídia. Centro de Mídia Independente. Campinas, 2003. Disponível em: http://www.midiaindependente.org/pt/. Acesso em 10 jan. 2005.
MENEZES, Philadelpho. Da Poesia Fonética à Poesia Sonora. In: MENEZES, P. (Org.). Poesia Sonora – Poéticas Experimentais da Voz no Século XX. São Paulo: EDUC, 1992. p. 9-18.
MINARELLI, Enzo. A Voz Instrumento de Criação dos Futuristas à Poesia Sonora. Sibila; Revista de Poesia e Cultura, Cotia, SP, ano04, n. 8-9, p. 178-215, set. 2005.
MINARELLI, Enzo. Il Manifesto della Polipoesia. 3ViTre Archivio di Polipoesia. Itália, 1996. Disponível em: http://www.3vitre.it/saggi/imanif.htm. Acesso em 20 jun. 2006.
PENA, Brenda Marques. A Performance como Local de Significação da Poesia Sonora. In: SEMINÁRIO DE LITERATURA E OUTRAS ARTES: TEATRO LATINOAMERICANO, 2005, Belo Horizonte. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=35529 . Acesso em 22 jun. 2006.
PORTELA, Manuel. O Som do Corpo com o Som Corpo: Recensão de Escatologia de Américo Rodrigues. Inimigo rumor, Rio de Janeiro, n. 15, p. 246-251, ju./ago. 2003.
TOSIN, Giuliano. A Poesia Sonora no Brasil e no Mundo. In: Revista Intellectus, São Paulo, n.2, v2, jan-jul 2004.
ZUMTHOR. Paul. Escritura e Nomadismo: a presença da voz. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
ZUMTHOR. Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Vinícius Silva de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.