A contação de histórias como elemento de resistência em comunidades quilombolas

Autores

  • Leandro Haerter Universidade Federal de Pelotas.
  • Hélcio Fernandes Barbosa Júnior Universidade Federal de Pelotas.
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas. https://orcid.org/0000-0002-1399-2534

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30680

Palavras-chave:

Contação de histórias, Narradores, Resistência, Comunidades quilombolas.

Resumo

O processo de contação de histórias em comunidades quilombolas configura-se como uma prática cotidiana que contribui para a preservação, transmissão e ressignificação de saberes e experiências. As histórias são renovadas e atualizadas constantemente e por essa razão resistem nos quilombos brasileiros. Nesse sentido, a discussão teórica que apresentamos compreende comunidades quilombolas, inclusive, como coletivos afrodescendentes, rurais e urbanos, onde podemos encontrar fortemente a presença de narradores, ou seja, sujeitos responsáveis pela transmissão oral da experiência, conforme a perspectiva benjaminiana. Discutimos neste texto o processo de contação de histórias como elemento de resistência que preserva e ressignifica culturas, identidades, memórias e as próprias histórias contadas e recontadas, reforçando assim, a compreensão de quilombos tradicionais e contemporâneos como espaços de resistência a partir da arte da contação de histórias. Para tanto, utilizamos o texto “O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, de Walter Benjamin, além de um repertório particular, acerca da realidade de comunidades quilombolas do Sul do Rio Grande do Sul.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Haerter, Universidade Federal de Pelotas.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

Hélcio Fernandes Barbosa Júnior, Universidade Federal de Pelotas.

Doutorando na Universidade Federal de Pelotas. Professor na Rede Pública Estadual do Rio Grande de Sul, no município de Pelotas.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas.

Professora Associada e Pró-reitora de Extensão e Cultura na Universidade Federal de Pelotas.. Doutora em Psicologia.

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. Terras de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livres”, “castanhais do povo”, faxinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. Manaus: PPGSCA-UFAM, 2006.

AMADOR DE DEUS, Zélia. Os herdeiros de Ananse: movimento negro, ações afirmativas, cotas para negros na Universidade. 2008. 295f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UFPA, Belém, PA.

ANJOS, José Carlos Gomes; BAPTISTA DA SILVA, Sergio (Orgs.). São Miguel e Rincão dos Martimianos: ancestralidade negra e direitos territoriais. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

GOODY, Jack. O mito, o ritual e o oral. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2012.

HAERTER, Leandro. Uma etnografia na comunidade negra rural Cerro das Velhas: memória coletiva, ancestralidade escrava e território como elementos de sua auto-identificação quilombola. 2010.145f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Sociologia e Política, UFPel, Pelotas, RS.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Tradução de Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2008.

MAESTRI FILHO, Mário. O escravo gaúcho: resistência e trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MAESTRI FILHO, Mário. Breve história da escravidão. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

MAESTRI FILHO, Mário. A servidão negra. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

MAESTRI, Mário. O escravismo no Brasil. São Paulo: Atual, 1994.

MAESTRI, Mário. O escravo no Rio Grande do Sul: trabalho, resistência e sociedade. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. Tradução de Bebel Orofino Schaefer. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2000.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

Haerter, L., Barbosa Júnior, H. F., & Bussoletti, D. M. (2017). A contação de histórias como elemento de resistência em comunidades quilombolas. Boitatá, 12(23), 89–102. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30680

Edição

Seção

Dossiê