O Estudo do Meio como uma alternativa metodológica no ensino de Geografia: reflexões sobre a atividade industrial no município de Campo Mourão (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20280Palabras clave:
Estudo do meio, Industrialização, Campo MourãoResumen
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do estudo do meio como uma alternativa metodológica para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. E também apresentar os resultados do estudo do meio realizado no Parque Industrial da Coamo Agroindustrial Cooperativa localizado no município de Campo Mourão (PR), com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Marechal Rondon. Este estudo apresenta uma análise do processo de industrialização do município supracitado, bem como o dinamismo socioeconômico e as implicações socioambientais advindas deste processo. A pesquisa encontra-se fundamentada em pesquisa bibliográfica e de campo (estudo do meio). Com o trabalho, concluiu-se que o estudo do meio é capaz de levar os alunos a refletir, a trocar percepções, a desenvolver um olhar crítico e a construir o conhecimento de modo coletivo. Observou-se ainda que essa alternativa metodológica de ensino e pesquisa caracteriza-se por ser uma ferramenta muito importante, já que aproxima o aluno do ambiente fora da sala de aula, e estimula a criatividade e a motivação dos discentes.
Descargas
Citas
CASTRO, Francisco. Turismo Pedagógico: uma configuração do estudo do meio como ferramenta fomentadora do currículo escolar. 2006. Disponível em: <http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?IDConteudo=10693> Acesso em: 28 maio 2014.
CENSO DEMOGRÁFICO. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
CRUZ, Suzana de Fátima Camargo Ferreira da; LOPES, Mario Cezar. Velhas Metodologias, Novos Olhares: O Caso do Estudo do Meio. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/52-4.pdf> Acesso em: 01 jun 2014.
IPARDES: Paraná em Números. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/index.php?pg_conteudo=1&cod_conteudo=1>. Acesso em: 29 maio 2014.
______. Leituras regionais: Mesorregião Geográfica Centro Ocidental Paranaense. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/webisis.docs/leituras_reg_meso_centro_ocidental.pdf.> Acesso em: 25 maio 2014.
LOPES, Claudivan Sanches. PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Estudo do Meio: Fundamentos e Estratégias. Maringá: Eduem, 2010.
PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio, interdisciplinaridade, ação pedagógica. IN: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 13., 2004 Goiânia. Anais ... Goiânia, GO, 2004b.
SIMIONATO, E. Campo Mourão: sua gente...sua história. 2ª ed. rev. e ampl. Campo Mourão: Gráfica e Editora Bacon, 1999.
SULAIMAN, Samia Nascimento; TRISTÃO, Virgínia Talaveira Valentini. Estudo do Meio: Uma Contribuição Metodológica à Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol21/art23v21.pdf> Acesso em: 28 maio 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado