Transformações sociais, experiências e vivências

diferentes olhares sobre o lugar da mulher na sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47187

Palavras-chave:

Mulher, feministas, perfil

Resumo

O papel da mulher na sociedade brasileira alterou-se significativamente a partir da segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, sendo que o mesmo foi influenciado pelos movimentos feministas, pelas transformações econômicas, sociais e culturais. Tais transformações possibilitaram as mulheres o acesso à educação, o direito de optar por ter filhos ou não, à carreira profissional, etc. Os resultados indicam que os movimentos feministas deram à mulher novas possibilidades, como possuir direitos civis, políticos e ter direito de escolhas, porém ainda há muito o que se possa fazer para assumir de maneira plena os lugares no trabalho, em casa e na sociedade efetivamente, de modo que não sejam mais submissas aos homens e sejam donas de seus corpos. Diante disso, o artigo objetiva analisar as transformações sociais, experiências e vivências dos diferentes lugares ocupados pela(s) mulher(es) nas últimas décadas do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. O aporte metodológico consiste em entrevistas com doze mulheres por meio de um roteiro de questões semiestruturadas, levando em consideração os aspectos relacionados    à profissão, à etnia, à família, os papéis desempenhados dentro e fora de casa e o nível educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Úrsula Tostes da Silva, Unespar - Universidade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourão

Graduada em Letras (Língua Portuguesa e suas literaturas) pela Universidade Federal de Viçosa -MG (2013), especialista em educação pela Faculdade Castelo Branco - Colatina, ES (2014). Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão ( 2021)

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão.

Docente do Curso de graduação Geografia e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Líder do grupo de Estudos Urbanos da FECILCAM (GEURF). Email: mcbovo69@gmail.com

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos Feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2018.

D’INCÃO, Maria Ângela. Mulher e Família. Burguesa. In: História das Mulheres no Brasil. Mari Del Priori (org.). São Paulo: Contexto, 2004.

FRANÇA, Fabiane Freire. Representações sociais de gênero e sexualidade na escola: diálogo com os educadores. Tese (Doutorado em Educação). 2014. 187f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maringá, PR. 2014.

MARINHO, Samaroni Carvalho. Geografia e Literatura: esboço crítico compreensivo a um campo de estudo em discussão. In: SUZUKI, Júlio César; LIMA, Angelita Pereira de; CHAVEIRO, Eguimar Felício. Geografia, literatura e arte: epistemologia, crítica e interlocuções. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2016.

MONTEIRO, Christiane Schorr. As conquistas e os paradoxos na trajetória das mulheres na luta por reconhecimento, 2008. 225f. Dissertação (Mestrado em Direito) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Programa de Pós-Graduação em Direito. Santo Ângelo, RS, 2008. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp098527.pdf>. Acesso 18 dez. 2022.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Ed. Letramento: Belo Horizonte, 2017.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: A Perspectiva da Experiência. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: EDUEL, 2013.

Downloads

Publicado

16-05-2023

Como Citar

Tostes da Silva, Úrsula, & Bovo, M. C. (2023). Transformações sociais, experiências e vivências : diferentes olhares sobre o lugar da mulher na sociedade. Geographia Opportuno Tempore, 9(1), e47187. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47187