Transformações sociais, experiências e vivências
diferentes olhares sobre o lugar da mulher na sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47187Palavras-chave:
Mulher, feministas, perfilResumo
O papel da mulher na sociedade brasileira alterou-se significativamente a partir da segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, sendo que o mesmo foi influenciado pelos movimentos feministas, pelas transformações econômicas, sociais e culturais. Tais transformações possibilitaram as mulheres o acesso à educação, o direito de optar por ter filhos ou não, à carreira profissional, etc. Os resultados indicam que os movimentos feministas deram à mulher novas possibilidades, como possuir direitos civis, políticos e ter direito de escolhas, porém ainda há muito o que se possa fazer para assumir de maneira plena os lugares no trabalho, em casa e na sociedade efetivamente, de modo que não sejam mais submissas aos homens e sejam donas de seus corpos. Diante disso, o artigo objetiva analisar as transformações sociais, experiências e vivências dos diferentes lugares ocupados pela(s) mulher(es) nas últimas décadas do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. O aporte metodológico consiste em entrevistas com doze mulheres por meio de um roteiro de questões semiestruturadas, levando em consideração os aspectos relacionados à profissão, à etnia, à família, os papéis desempenhados dentro e fora de casa e o nível educacional.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos Feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2018.
D’INCÃO, Maria Ângela. Mulher e Família. Burguesa. In: História das Mulheres no Brasil. Mari Del Priori (org.). São Paulo: Contexto, 2004.
FRANÇA, Fabiane Freire. Representações sociais de gênero e sexualidade na escola: diálogo com os educadores. Tese (Doutorado em Educação). 2014. 187f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maringá, PR. 2014.
MARINHO, Samaroni Carvalho. Geografia e Literatura: esboço crítico compreensivo a um campo de estudo em discussão. In: SUZUKI, Júlio César; LIMA, Angelita Pereira de; CHAVEIRO, Eguimar Felício. Geografia, literatura e arte: epistemologia, crítica e interlocuções. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2016.
MONTEIRO, Christiane Schorr. As conquistas e os paradoxos na trajetória das mulheres na luta por reconhecimento, 2008. 225f. Dissertação (Mestrado em Direito) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Programa de Pós-Graduação em Direito. Santo Ângelo, RS, 2008. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp098527.pdf>. Acesso 18 dez. 2022.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Ed. Letramento: Belo Horizonte, 2017.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: A Perspectiva da Experiência. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: EDUEL, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Úrsula Tostes da Silva, Marcos Clair Bovo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado