O Estudo do Meio como uma alternativa metodológica no ensino de Geografia: reflexões sobre a atividade industrial no município de Campo Mourão (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20280Palavras-chave:
Estudo do meio, Industrialização, Campo MourãoResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do estudo do meio como uma alternativa metodológica para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. E também apresentar os resultados do estudo do meio realizado no Parque Industrial da Coamo Agroindustrial Cooperativa localizado no município de Campo Mourão (PR), com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Marechal Rondon. Este estudo apresenta uma análise do processo de industrialização do município supracitado, bem como o dinamismo socioeconômico e as implicações socioambientais advindas deste processo. A pesquisa encontra-se fundamentada em pesquisa bibliográfica e de campo (estudo do meio). Com o trabalho, concluiu-se que o estudo do meio é capaz de levar os alunos a refletir, a trocar percepções, a desenvolver um olhar crítico e a construir o conhecimento de modo coletivo. Observou-se ainda que essa alternativa metodológica de ensino e pesquisa caracteriza-se por ser uma ferramenta muito importante, já que aproxima o aluno do ambiente fora da sala de aula, e estimula a criatividade e a motivação dos discentes.
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