O Estudo do Meio como uma alternativa metodológica no ensino de Geografia: reflexões sobre a atividade industrial no município de Campo Mourão (PR)

Autores

  • Josimari Brito Morigi Universidade Estadual do Paraná / Campo Mourão
  • Fernando Bogucheski Nhepchin Universidade Estadual do Paraná / Campo Mourão
  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" / Presidente Prudente - SP Universidade Estadual do Paraná / Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20280

Palavras-chave:

Estudo do meio, Industrialização, Campo Mourão

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do estudo do meio como uma alternativa metodológica para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. E também apresentar os resultados do estudo do meio realizado no Parque Industrial da Coamo Agroindustrial Cooperativa localizado no município de Campo Mourão (PR), com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Marechal Rondon. Este estudo apresenta uma análise do processo de industrialização do município supracitado, bem como o dinamismo socioeconômico e as implicações socioambientais advindas deste processo. A pesquisa encontra-se fundamentada em pesquisa bibliográfica e de campo (estudo do meio). Com o trabalho, concluiu-se que o estudo do meio é capaz de levar os alunos a refletir, a trocar percepções, a desenvolver um olhar crítico e a construir o conhecimento de modo coletivo. Observou-se ainda que essa alternativa metodológica de ensino e pesquisa caracteriza-se por ser uma ferramenta muito importante, já que aproxima o aluno do ambiente fora da sala de aula, e estimula a criatividade e a motivação dos discentes.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josimari Brito Morigi, Universidade Estadual do Paraná / Campo Mourão

Geógrafa. Mestranda do Programa Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná – Campo Mourão.

Fernando Bogucheski Nhepchin, Universidade Estadual do Paraná / Campo Mourão

Geógrafo. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná – Campo Mourão

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" / Presidente Prudente - SP Universidade Estadual do Paraná / Campo Mourão

Geógrafo. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Presidente Prudente. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná – Campo Mourão

Referências

CASTRO, Francisco. Turismo Pedagógico: uma configuração do estudo do meio como ferramenta fomentadora do currículo escolar. 2006. Disponível em: <http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?IDConteudo=10693> Acesso em: 28 maio 2014.

CENSO DEMOGRÁFICO. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

CRUZ, Suzana de Fátima Camargo Ferreira da; LOPES, Mario Cezar. Velhas Metodologias, Novos Olhares: O Caso do Estudo do Meio. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/52-4.pdf> Acesso em: 01 jun 2014.

IPARDES: Paraná em Números. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/index.php?pg_conteudo=1&cod_conteudo=1>. Acesso em: 29 maio 2014.

______. Leituras regionais: Mesorregião Geográfica Centro Ocidental Paranaense. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/webisis.docs/leituras_reg_meso_centro_ocidental.pdf.> Acesso em: 25 maio 2014.

LOPES, Claudivan Sanches. PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Estudo do Meio: Fundamentos e Estratégias. Maringá: Eduem, 2010.

PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio, interdisciplinaridade, ação pedagógica. IN: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 13., 2004 Goiânia. Anais ... Goiânia, GO, 2004b.

SIMIONATO, E. Campo Mourão: sua gente...sua história. 2ª ed. rev. e ampl. Campo Mourão: Gráfica e Editora Bacon, 1999.

SULAIMAN, Samia Nascimento; TRISTÃO, Virgínia Talaveira Valentini. Estudo do Meio: Uma Contribuição Metodológica à Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol21/art23v21.pdf> Acesso em: 28 maio 2014.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Como Citar

Morigi, J. B., Nhepchin, F. B., & Bovo, M. C. (2014). O Estudo do Meio como uma alternativa metodológica no ensino de Geografia: reflexões sobre a atividade industrial no município de Campo Mourão (PR). Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 51–67. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20280

Edição

Seção

Artigos