Teaching geography and the use of the puzzle in learning in the brazilian space organization
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.45787Keywords:
Pedagogical Tool, Teaching, Geography, spatial organizationAbstract
The proposed research aims at the game as a didactic educational tool, through this alternative that directly involves entertainment at the time of teaching, with the objective of working a better learning in the student of basic education in the discipline of geography. In this sense, it was found that in order to arouse interest in the content in a more playful way, aiming at a development of concentration, both cognitive and playful, it makes all the difference in the assimilation of activities. The puzzle in the form of a map of Brazil was the device presented to the students, where they could get to know the different spatialities and shapes of each region. Because it is more practical, more accessible because not all schools are able to obtain adequate games. The methodology worked on this topic was based on qualitative research, on a bibliographic bias in primary and secondary sources. The method used is hermeneutics in order to analyze the interpretations of the text more easily to have an understanding, where it favors the clarification that are hidden in the texts and inserted in the classroom.
Downloads
References
BNDS. Relatório Anual Integral: 2020. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/20901/1/BNDES_RA2020.pdf
BNDS. Relatório Anual Integral: 2019. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/prestacao-de-contas/relatorio-anual-integrado/relatorio-anual-2019
CALDAS, Alberto Lins. Dialética e hermenêutica uma questão de método. In: Revista GeoUsp Espaço e Tempo, v. 01, n. 01, 1997. p. 23-29. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123221/119578
CASTRO, Sheila e COQUEIRO, João Carlos Pereira. Saberes e experiência do cotidiano escolar. In: Revista Geographia Opportuno Tempore, v. 06, n. 02, 2020. p. 01-19.
CASTRO, Sheila; COQUEIRO, João Carlos Pereira; LOUREIRO, Armando Paulo Ferreira. As dicotomias do Estado impulsionam ao fracasso da educação escolar. In: Revista Labirinto, v. 33, ano XX, 2020. p. 288-302.
CATAIA, Marcio Antônio. Território Político: Fundamento e Fundação do Estado. In: Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, 23 (1) 2011, p.115-125. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/rmBwBqnrDx4MN94nh6SDyhR/?lang=pt&format=pdf
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. São Paulo: editora Ática, 2000.
CRUZ, Dayana Aparecida Marques de Oliveira. O pacto federativo brasileiro e o planejamento regional em tempos de crise: estratégias, fragilidades e desafios. In: Revista Terra Livre, v. 1, n. 54, 2020. p. 141-169.
FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; ARAÚJO, Roberta Negrão; SILVA, Andreia Virginia. Licenciatura em geografia em uma universidade pública do Paraná. In: Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, 2020. p. 178-202. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52752/28190
MOREIRA, Ruy. Federação e federalismo: estrutura e significado no Brasil. Ebook, 2013. p. 29-38.
OLIVEIRA, Tais Pires; LOPES, Claudivan Sanches. O uso de jogos por professores de Geografia na Educação Básica. In: Revista Ateliê Geográfico, v. 13, n. 3, 2019. p. 66-83. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/55143/34202
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.
RICOEUR, Paul. O conflito da interpretação: ensaios de hermenêutica. Portugal: RÉS, 1988.
RODRIGUES, Juliana Nunes. Participação e cooperação nas escalas locais em dois modelos de Estados: França e Brasil. In: CASTRO, Iná Elias; RODRIGUES, Juliana Nunes; RIBEIRO, Rafael Winter. Espaços da democracia: para a agenda da geografia política contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil – Faperj, 2013. p. 87-116.
SAWCZUK, Márcia Inês Lorenzet e MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. In: O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012.
SOUSA, Zilmar Rodrigues de. Jogos no ensino em geografia: ferramentas que contribuem no ensino-aprendizagem. Monografia de Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília (UnB), 2012.
VERRI, Jualiana Bertolino. Criação e implementação do jogo desafio urbano: contribuições para o ensino-aprendizagem de geografia. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Geographia Opportuno Tempore
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado