Imagens da cegueira: referências intermidiáticas a pinturas no romance Ensaio sobre a cegueira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p58

Palavras-chave:

Literatura, Pintura, Referências intermidiáticas.

Resumo

Esse artigo faz uma leitura do diálogo entre literatura e pintura no romance de José Saramago, Ensaio sobre a cegueira (1995). Trataremos de dois momentos no romance nos quais há referências a pinturas famosas: o primeiro, relatado pelo narrador anônimo, que associa o status quo da cidade tomada pela cegueira a uma pintura; o segundo, relatado por um personagem, também anônimo, que descreve os últimos quadros que viu em um museu antes de cegar. As descrições dessas pinturas intensificam o estado desesperador em que vivem as personagens, assim como a descrição do narrador ratifica a afirmação bíblica que cegos são incapazes de conduzir. O manicômio é o lugar para onde são levadas todas as pessoas que ficam cegas, até o momento em que não resta, aparentemente, nenhuma pessoa que não esteja cega na cidade, a não ser a mulher do médico. Para explorarmos os tipos de diálogo existentes entre literatura e pintura, apresentaremos conceitos de écfrase, evocação, alusão, descrição pictural, concebidos por Liliane Louvel, Claus Clüver, Irina Rajewsky e Werner Wolf.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brunilda Reichmann, Uniandrade

Doutorado em Literatura Comparada pela University of Nebraska in Lincoln, Professora na Uniandrade

Referências

CLÜVER, Claus. Ekphrasis Reconsidered: On Verbal Representation of Non-Verbal Texts. Ulla-Britta Lagerroth, Hans Lund, & Erik Hedling, orgs. Interart Poetics: Essays on the Interrelations of the Arts and Media. Amsterdam: Rodopi, 1997. 19-33.

CLÜVER, Claus. A New Look at an Old Topic: Ekphrasis Revisited. Todas as Letras, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 30-44, jan./abr. 2017. 

CUNHA, Sonia. A última ceia de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://www.culturagenial.com/a-ultima-ceia/. Acesso em: 07 maio 2021.

LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. Thaïs Flores Nogueira Diniz, org. Intermidialidade e Estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Trad. Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 47-69.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 6, p. 42-65, 1998-1999, .

NOVAES, Adauto. De olhos vendados. Adauto Novaes, org. O olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1977. 9-20.

RAJEWSKY, I. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”. Tradução de Thaïs Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. Thaïs Flores Nogueira Diniz, org. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2012. 15-45.

REICHMANN, Brunilda, & Camila Meneghini. Fernando Meirelles: a recriação fílmica de Ensaio sobre a cegueira. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 169-175, jan./jul. 2009.

WOLF, Werner. Intermediality Revisited: Reflections on Word and Music Relations in the Context of a General Typology of Intermediality. Suzanne M. Lodato, Suzanne Aspden, & Walter Bernhart, eds. World and Music Studies: Essays in Honor of Steven Paul Scher and on Cultural Identity and the Musical Stage. Word and Music Studies 4. Leiden: Brill, 2002. 13-34.

Downloads

Publicado

24-02-2022

Como Citar

Reichmann, Brunilda. “Imagens Da Cegueira: Referências intermidiáticas a Pinturas No Romance Ensaio Sobre a Cegueira”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 41, fevereiro de 2022, p. 58-70, doi:10.5433/1678-2054.2021v41p58.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.