Obras clássicas e contemporâneas na escola: como acessá-las, por que lê-las?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p31

Palavras-chave:

Literatura contemporânea, Clássicos literários, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre as práticas de leitura literária no ambiente escolar a partir de dois momentos: primeiramente, destacam-se as possibilidades de acesso à literatura a partir da leitura em novos meios e suportes, assim como as experiências literárias na contemporaneidade que apontam para a ascensão do escritor multimídia e também para um novo perfil de leitor. Em um segundo momento, procura-se pensar a atualização dos procedimentos de leitura dos clássicos literários na escola, compreendendo-a como direito do aluno a ter acesso aos bens estéticos e culturais que possam cumprir papel importante em uma formação humanística, referendada por uma proposta de cunho histórico-crítico. Em paralelo, desenvolve-se uma reflexão sobre os problemas e dificuldades na implementação de políticas públicas capazes de modificar o baixo índice de leitura literária na educação básica. Assim, pretende-se contribuir para pensar a atualidade dos clássicos no âmbito escolar e a incorporação de novas práticas de leitura que possam melhorar o contato dos alunos com o cânone literário e com os autores contemporâneos.

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Biografia do Autor

Volmir Cardoso Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Estudos de linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

Pereira, Volmir Cardoso. “Obras clássicas E contemporâneas Na Escola: Como Acessá-Las, Por Que Lê-Las?”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 31, dezembro de 2016, p. 31-43, doi:10.5433/1678-2054.2016v31p31.

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