“Autopsicografia”: um gesto de interpretação à luz da análise do discurso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v23p78Palavras-chave:
Análise do discurso, Literatura, Discurso literárioResumo
Este estudo tem por objetivo propor um gesto de interpretação do poema “Autopsicografia”, de Fernando Pessoa, com base nos estudos da análise do discurso de linha francesa, observando os efeitos de sentidos produzidos pelo poema. Por meio do movimento de descrição-interpretação, observamos que o poema percorre uma linha tênue entre o fingimento e a sinceridade, entre a emoção e a razão, demonstrando a contradição constitutiva do sujeito poeta. Além disso, “Autopsicografia” mantém uma relação interdiscursiva com outro poema da mesma obra: Isto, que, aparentemente, funciona com uma espécie de resposta ao poema analisado.Downloads
Referências
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 7 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
CAMOCARDI, E. M. Mensagem: História, Mito, Metáfora. São Paulo: Arte & Ciência 1996.
FERNANDES, C.. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. 2 ed. São Carlos: Claraluz, 2007.
GALHOZ, M. A. Fernando Pessoa: Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
MARIANI, B. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais 1922-1989. Rio de Janeiro: Revan; Campinas: Unicamp, 1998.
MENDES, J. Literatura Portuguesa IV. Lisboa: Verbo, 1979.
ORLANDI, E.P. Discurso e leitura. Campinas: Cortez/Editora da Unicamp, 1988.
ORLANDI, E.P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2 ed. Campinas: Pontes, 2005.
PÊCHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento. 5 ed. Campinas: Pontes, 2008.
POSSENTI, S. “Teoria do Discurso: um caso de múltiplas rupturas.” Fernanda Mussalim & Anna Christina Bentes, orgs. Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos. 4 ed. Vol. 3. São Paulo: Cortez, 2009. 353-391.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.