Literatura negra - uma outra história
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p67Palavras-chave:
Literatura negra, afro-descendênciaResumo
Partindo da análise de algumas obras do cânone brasileiro, o artigo se propõe a analisar como a literatura foi usada em diversos momentos da história brasileira como elemento de depreciação e dominação do negro, e como essa situação começa a se modificar a partir da ascensão dos movimentos negros no país, quando é iniciada uma reconstrução da imagem do afro-descendente, que toma para si a missão de fazer sua própria literatura.Downloads
Referências
BARBOSA, Márcio. 1992. “Poema-ebó”. Cadernos Negros 15. São Paulo: Quilombhoje.
BERND, Zilá. 1987. Negritude e literatura na América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto.
CONCEIÇÃO, Sonia Fátima da. 1994. “Te amo”. Cadernos Negros 17. São Paulo: Quilombhoje.
CUNHA JUNIOR, Henrique. 1978. “Cabelos”. Cadernos Negros 1. São Paulo: Quilombhoje.
CUTI (Luiz Silva). Poesia Erótica nos Cadernos Negros. Disponível em http://www.quilombhoje.com.br/ensaio/cuti/TextocriticoErotismoCuti.htm. Acesso em 20/01/07.
DUARTE, Eduardo de Assis. 2004. Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção. XXXV Congrés de L’Institut Internacional de Littérature Íbero-Americaine, 2004. Poitiers, Fronteras de la Literatura y de la Crítica. Poitiers: IILI. 1: 54-54.
FRANÇA, Jean M. Carvalho. 1998. Imagens do negro na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense.
LIMA, Luciano Rodrigues. 2004. Poesia Negra Contemporânea: O redescobrimento do Brasil. Estampa de letra, 2004. Disponível em http://www.uneb.br/lucianolima/artigos/POESIA%20NEGRA%20CONTEMPORANEA.doc. Acesso em 25/01/07 .
MACEDO, Sérgio D.T. Crônica do negro no Brasil. Rio de Janeiro: Record Cultural, 1974.
MAGALHÃES, D. J. Gonçalves de. 1836. Suspiros poéticos e saudades. Rio de Janeiro: P. J. da Veiga.
MATOS, Gregório de. 1990. Obra Poética. Rio de Janeiro: Record.
OLIVEIRA FILHO, Pedro de. 2007. A Justificação da Desigualdade em Discursos Sobre a Posição Social do negro (1990-2000). Psicologia Política 2(4), 267-295. Disponível em http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/pdfv2n4/capitulo%205.pdf. Acesso em 25/01/07.
OLIVEIRA SILVEIRA. 1988. “Outra Nega Fulô”. Cadernos Negros 11. São Paulo: Quilombhoje.
PAGODINHO, Zeca. 1999. “Vou botar teu nome na macumba”. Col. Millenium, Universal/Polygram.
RODRIGUES, João Carlos. 1988. O negro brasileiro e o cinema. Rio de Janeiro: Globo: Fundação do Cinema Brasileiro – MINC.
SAMPAIO, Francisco Bittencourt. 1860. Flores Silvestres. Rio de Janeiro: Garnier
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.