A Permanência do Clássico Mitológico em Omero, Iliade, de Alessandro Baricco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v26p73

Palabras clave:

Alessandro Baricco, Omero, Iliade, Permanência do clássico, Mito e literatura

Resumen

A obra Omero, Iliade, do escritor italiano Alessandro Baricco (nascido em 1958, na Itália), publicada em 2004, surgiu de um projeto de releitura da obra homérica que se destinava ao teatro e que excluia a participação direta dos deuses. Mas até que ponto o ato de não se concentrar nos deuses excluiu a relação do literário com o mitológico? É possível retornar aos clássicos excluindo a presença dos deuses pagãos? Que relação tripolar se poderia traçar entre o mitológico, o literário e o teatral nessa obra italiana? São essas as perguntas que orientam o estudo empreendido, que busca verificar o sentido que os elementos retomados da Mitologia Clássica engendram no texto produzido e no contexto artístico no qual ele está inserido.

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Biografía del autor/a

Maria Celeste Tommasello Ramos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestra e Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Adjunta ns Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Citas

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Publicado

30-12-2013

Cómo citar

Ramos, Maria Celeste Tommasello. «A Permanência Do Clássico Mitológico Em Omero, Iliade, De Alessandro Baricco». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 26, diciembre de 2013, pp. 73-81, doi:10.5433/1678-2054.2013v26p73.

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