A Permanência do Clássico Mitológico em Omero, Iliade, de Alessandro Baricco
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v26p73Palavras-chave:
Alessandro Baricco, Omero, Iliade, Permanência do clássico, Mito e literaturaResumo
A obra Omero, Iliade, do escritor italiano Alessandro Baricco (nascido em 1958, na Itália), publicada em 2004, surgiu de um projeto de releitura da obra homérica que se destinava ao teatro e que excluia a participação direta dos deuses. Mas até que ponto o ato de não se concentrar nos deuses excluiu a relação do literário com o mitológico? É possível retornar aos clássicos excluindo a presença dos deuses pagãos? Que relação tripolar se poderia traçar entre o mitológico, o literário e o teatral nessa obra italiana? São essas as perguntas que orientam o estudo empreendido, que busca verificar o sentido que os elementos retomados da Mitologia Clássica engendram no texto produzido e no contexto artístico no qual ele está inserido.Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2000.
D’ONOFRIO, Salvatore. Teoria do Texto: Teoria da Lírica e do Drama. v. 2. São Paulo: Ática, 1995.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
FANTIN, Maria Célia Martirani Bernardi. A arte de narrar em Alessandro Baricco: à procura do velho narrador que habita em cada um de nós. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Italiana), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP.
GRAZIANI, Françoise. “Imagem e mito” . Pierre Brunel, org. Dicionário de Mitos Literários. Tradução de Carlos Sussekind et al. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olymnpio, 1998. 482-489.
GRIMAL, Pierre. Diccionario de la Mitologia Griega y Romana. Barcelona: Labor, 1965.
GRIMAL, Pierre. Mitologia. Trad. Pier Antonio Borgheggiani. Brescia: Paidea, 1987.
HAMILTON, Edith. Mitologia. Trad. Jeferson L.Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos: Estudos de Psicologia Histórica. Tradução de Haiganuch Sarian. São Paulo: Difusão Européia do Livro / Editora da USP, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.