A criação entre o nada e a perenidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p5

Palabras clave:

Ficcionalização, Metateatro, Pirandello, Shakespeare

Resumen

A partir de noção desenvolvida por Pirandello, a perenidade da forma artística, discute-se a realidade ficcionalizada em associação à metalinguagem teatral, ou metateatro. Este recurso textual e cênico, metateatro, no presente artigo é visto como oportunidade para dramaturgos discutirem a relação entre real e ficcional, pela inserção de espécie de ilusionismo no plano da sua ficção, a realidade de personagens em ação – o que constitui o texto teatral e, por conseguinte, a encenação.

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Biografía del autor/a

Renato Gonçalves Lopes, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual de Campinas.

Citas

ABEL, Lionel. Metateatro: uma visão nova da forma dramática. Trad. Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

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Publicado

24-03-2016

Cómo citar

Lopes, Renato Gonçalves. «A criação Entre O Nada E a Perenidade». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 14, marzo de 2016, pp. 5-14, doi:10.5433/1678-2054.2008v14p5.

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