The resistance of poetry in Vidas Secas by Graciliano Ramos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2003v3p97Keywords:
Vidas secas, Graciliano Ramos, Poetry and resistanceAbstract
Propomo-nos fazer um estudo da poesia em Vidas secas, de Graciliano Ramos, por ser uma obra cujo discurso faz ressaltar a poesia no ritmo e nas imagens que ela (re)cria. Em um meio hostil, onde o poético busca a sua sobrevivência percebemos as almas aprisionadas como objetos pelos mecanismos produtivos. Na dor de ser apenas um objeto (in)útil, o ser humano - desumanizado - fica mudo para economizar o fôlego e assim tentar resistir contra a sua (sub)condição para extrair "de si a substância vital". Assim, o silêncio se faz poesia. Na reconstrução dessa forma romanesca, a realidade é recriada através da poesia, conferindo-lhe atualidade.Downloads
References
ARISTÓTELES. Poética. 1991. Tradução por Eudoro de Souza. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural.
BACHELARD, Gaston. 1978. A poética do espaço. Tradução por Joaquim José Moura Ramos. São Paulo: Abril Cultural.
BAKHTIN, Mikhail. 1998. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução por Aurora Fornoni Bernadini, José Pereira Júnior, Augusto Góes Júnior, Helena Spryndis Nazário, Homero Freitas de Andrade. 4. ed. São Paulo: EdUNESP/ HUCITEC, 1998.
BOSI, Alfredo. 1988. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Ática.
BOSI, Alfredo. 1993. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix.
BRIK, O. 1973. “Ritmo e Sintaxe”. O. BRIK et al. T eoria da Literatura: Formalistas russos. Porto Alegre: Globo. 131-139.
CANDIDO, Antonio. 1971. Tese e antítese. 2. ed. São Paulo: Nacional.
CANDIDO, Antonio. 1971. Ficção e confissão: ensaios sobre Graciliano Ramos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
DUFRENNE, Mikel. 1969. O poético. Tradução por Luiz Arthur Nunes, Reasylvia Kroeff. Porto Alegre: Globo.
FISCHER, Ernst. 1981. A necessidade da arte. Tradução por Leandro Konder. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar.
KNOLL, Victor. 1965. “Vidas Secas”. Revista do Livro. 8.27-28: 7-30.
LEITE, Guacira Marcondes Machado. 2000. Sobre poesia, narrativa e tradução. Livre Docência, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Araraquara.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. 1991. O foco narrativo: ou a polêmica em torno da ilusão. 5. ed. São Paulo: Atica.
LUCAS, Fábio. 1999. “Particularidades Estilísticas de Vidas Secas.” José Antonio Segatto e Ude Baldan, orgs. Sociedade e literatura no Brasil. São Paulo: Unesp. 107-119.
MAGALHÃES, Belmira. 1996. “A representação metafórica da função da arte em Vidas Secas de Graciliano Ramos ou os desejos de Sinha Vitória e a possibilidade de uma mudança da cotidianidade.” Boletim G T Mulher. A mulher na literatura. Natal: ANPOLL/ CCHLA/ PPGEL/ UFRN.
MARX, Karl, e Friedrich Engels. 1991. A ideologia alemã (1 - Feuerbach . 8. ed. São Paulo: Hucitec.
PAZ, Octavio. 1972. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva.
POULET, Georges. 1992. O espaço proustiano. Rio de Janeiro: Imago.
RICOEUR, Paul. 1994. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus.
ROSENFELD, Anatol. 1994. Letras e Leituras. São Paulo: Perspectiva.
SARTRE, Jean-Paul. 1989. Que é a literatura? São Paulo: Atica.
SCHNEIDER, Marcel. 1962. Le roman poétique. L a Revue de Paris.
TADIÉ, Jean-Yves. 1997. Le récit poétique. Paris: Gallimard.
VALÉRY, Paul. 1999. Variedades. São Paulo: Iluminuras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, allowing the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).
d) The authors of the approved works authorize the journal to, after publication, transfer their content for reproduction in content indexers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted for publication are of their original creation, taking full responsibility for their content in case of any objection by third parties.