Entre "romance transmidiático" e "romance transmídia": nomeando uma nova espécie de escrita em bancos de dados nacionais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n1p178

Palavras-chave:

narrativa transmidiática, teoria do romance, romance transmídia, romance transmidiático

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar o uso das expressões "romance transmídia" e "romance transmidiático" em bases de dados acadêmicas brasileiras, buscando compreender se tais termos encerram a teorização de um novo gênero. A investigação parte da tensão conceitual entre a narrativa transmidiática - tal como formulada por Henry Jenkins (2006) - e as definições tradicionais do romance, que enfatizam sua textualidade e a presença da prosa. Trata-se de pesquisa exploratória e documental, com levantamento sistemático em repositórios como CAPES, Google Acadêmico, SciELO e bibliotecas digitais institucionais. A justificativa para o estudo reside na constatação de que, embora a expressão "romance transmidiático" venha sendo usada em contextos editoriais e mercadológicos, sua conceituação acadêmica permanece incipiente no Brasil. Ao iluminar essa lacuna, o artigo contribui para teorização de processos a emergência de novos gêneros literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de Carvalho Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Thiago Rhys Bezerra Cass, Universidade de São Paulo

Doutorado  em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (2018)

Professor de Literatura Inglesa na Universidade de São Paulo
Professor  do PPG em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Referências

AMANDA, Anderson. Bleak Liberalism. Chicago: The University of Chicago Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226923536.001.0001

BETERTTI, Paolo. Toward a Typology of Transmedia Characters. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 8, p. 2344-2361, 2014. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/2597.

COHEN, Ralph. Genre Theory, Literary History, and Historical Change. John L. Rowlett (ed.). Genre Theory and Historical Change: Theoretical Essays of Ralph Cohen. Charlottesville: University of Virginia Press, 2017. 145-169.

DISNEY; COCA-COLA. On co-branded storytelling and fans. Disponível em: https://tinyurl.com/3k2twvkn.

EAGLETON, Terry. The English Novel: An Introduction. New Jersey: Blackwell, 2004.

FIELDING, Henry. Joseph Andrews. Ed. Paul A. Scanlon. Peterborough: Broadview, 2001.

FOLSOM, Ed. Database as Genre: the Epic Transformation of Archive. PMLA, v. 122, n. 5, p. 1571-1579, 2007. DOI: https://doi.org/10.1632/pmla.2007.122.5.1571

GERRARD, Christine (ed.). The Cambridge Edition of the Correspondence of Samuel Richardson. Correspondence with Aaron Hill and the Hill family. Cambridge: Cambridge University Press, 2013

JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press, 2006.

KEEN, Suzanne. Empathy and the Novel. Oxford: Oxford University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195175769.001.0001

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lucia Helena França Ferraz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MAZZONI, Guido. Theory of the Novel. Trad. Zakiya Hanafi. Cambridge: Harvard University Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674974029

McKEON, Michael. The Origins of the English Novel, 1600-1740. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1987.

MEEHAN, E. R. "Holy commodity fetish, Batman!": The political economy of commercial inter-text. Roberta E. Person & William Uricchio (eds.). The Many Lives of the Batman: Critical Approaches to a Superhero and His Media. New York: Routledge, 1991. 47-65. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003370468-5

NIKE. Just do it. Disponível em: https://www.creativereview.co.uk/just-do-it-slogan/.

RYAN, Marie-Laure. Transmedia Narratology and Transmedia Storytelling. Artnodes, Barcelona, n. 18, 2016. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Artnodes/article/view/n18-ryan/408681. DOI: https://doi.org/10.7238/a.v0i18.3049

SHARE A COKE. A look back at Coca-Cola's iconic campaign. Disponível em: https://www.historyoasis.com/post/share-a-coke.

SISKIN, Clifford. The Work of Writing: Literature and Social Change in Britain, 1700-1830. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.56021/9780801856969

TAYLOR, Charles. The Language Animal: the Full Shape of the Human Linguistic Capacity. Cambridge: Harvard University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674970250

WOLF, Mark J. P. Building Imaginary Worlds: The Theory and History of Subcreation. New York: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203096994

XU, Han, Javier Gonzales Patiño & José Luís Linaza. Reader Influence on the Creation of Transmedia Science Fiction: A Participatory Culture Perspective. Humanities and Social Sciences Communications, v. 10, n. 279, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41599-023-01772-1. DOI: https://doi.org/10.1057/s41599-023-01772-1

Downloads

Publicado

29-06-2025

Como Citar

Santos, Vanessa de Carvalho, e Thiago Rhys Bezerra Cass. “Entre "romance transmidiático" E ‘romance transmídia’: Nomeando Uma Nova espécie De Escrita Em Bancos De Dados Nacionais?”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 45, nº 1, junho de 2025, p. 178-96, doi:10.5433/1678-2054.2025vol45n1p178.