Entre "romance transmidiático" e "romance transmídia": nomeando uma nova espécie de escrita em bancos de dados nacionais?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n1p178Palavras-chave:
narrativa transmidiática, teoria do romance, romance transmídia, romance transmidiáticoResumo
Este artigo tem como objetivo mapear e analisar o uso das expressões "romance transmídia" e "romance transmidiático" em bases de dados acadêmicas brasileiras, buscando compreender se tais termos encerram a teorização de um novo gênero. A investigação parte da tensão conceitual entre a narrativa transmidiática - tal como formulada por Henry Jenkins (2006) - e as definições tradicionais do romance, que enfatizam sua textualidade e a presença da prosa. Trata-se de pesquisa exploratória e documental, com levantamento sistemático em repositórios como CAPES, Google Acadêmico, SciELO e bibliotecas digitais institucionais. A justificativa para o estudo reside na constatação de que, embora a expressão "romance transmidiático" venha sendo usada em contextos editoriais e mercadológicos, sua conceituação acadêmica permanece incipiente no Brasil. Ao iluminar essa lacuna, o artigo contribui para teorização de processos a emergência de novos gêneros literários.
Downloads
Referências
AMANDA, Anderson. Bleak Liberalism. Chicago: The University of Chicago Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226923536.001.0001
BETERTTI, Paolo. Toward a Typology of Transmedia Characters. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 8, p. 2344-2361, 2014. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/2597.
COHEN, Ralph. Genre Theory, Literary History, and Historical Change. John L. Rowlett (ed.). Genre Theory and Historical Change: Theoretical Essays of Ralph Cohen. Charlottesville: University of Virginia Press, 2017. 145-169.
DISNEY; COCA-COLA. On co-branded storytelling and fans. Disponível em: https://tinyurl.com/3k2twvkn.
EAGLETON, Terry. The English Novel: An Introduction. New Jersey: Blackwell, 2004.
FIELDING, Henry. Joseph Andrews. Ed. Paul A. Scanlon. Peterborough: Broadview, 2001.
FOLSOM, Ed. Database as Genre: the Epic Transformation of Archive. PMLA, v. 122, n. 5, p. 1571-1579, 2007. DOI: https://doi.org/10.1632/pmla.2007.122.5.1571
GERRARD, Christine (ed.). The Cambridge Edition of the Correspondence of Samuel Richardson. Correspondence with Aaron Hill and the Hill family. Cambridge: Cambridge University Press, 2013
JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press, 2006.
KEEN, Suzanne. Empathy and the Novel. Oxford: Oxford University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195175769.001.0001
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lucia Helena França Ferraz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MAZZONI, Guido. Theory of the Novel. Trad. Zakiya Hanafi. Cambridge: Harvard University Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674974029
McKEON, Michael. The Origins of the English Novel, 1600-1740. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1987.
MEEHAN, E. R. "Holy commodity fetish, Batman!": The political economy of commercial inter-text. Roberta E. Person & William Uricchio (eds.). The Many Lives of the Batman: Critical Approaches to a Superhero and His Media. New York: Routledge, 1991. 47-65. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003370468-5
NIKE. Just do it. Disponível em: https://www.creativereview.co.uk/just-do-it-slogan/.
RYAN, Marie-Laure. Transmedia Narratology and Transmedia Storytelling. Artnodes, Barcelona, n. 18, 2016. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Artnodes/article/view/n18-ryan/408681. DOI: https://doi.org/10.7238/a.v0i18.3049
SHARE A COKE. A look back at Coca-Cola's iconic campaign. Disponível em: https://www.historyoasis.com/post/share-a-coke.
SISKIN, Clifford. The Work of Writing: Literature and Social Change in Britain, 1700-1830. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.56021/9780801856969
TAYLOR, Charles. The Language Animal: the Full Shape of the Human Linguistic Capacity. Cambridge: Harvard University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674970250
WOLF, Mark J. P. Building Imaginary Worlds: The Theory and History of Subcreation. New York: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203096994
XU, Han, Javier Gonzales Patiño & José Luís Linaza. Reader Influence on the Creation of Transmedia Science Fiction: A Participatory Culture Perspective. Humanities and Social Sciences Communications, v. 10, n. 279, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41599-023-01772-1. DOI: https://doi.org/10.1057/s41599-023-01772-1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa de Carvalho Santos, Thiago Rhys Bezerra Cass

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.














