Tempo e memória em narrativas de realidade virtual: uma análise da obra "A linha"
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n1p140Palavras-chave:
imersão , memória, realidade virtual, A LinhaResumo
Neste artigo, apresento uma discussão sobre o uso de sistemas de Realidade Virtual (RV) com o fim de criar narrativas capazes de gerar, no receptor, a ilusão de ser transportado para o passado. Tomando como objeto específico de análise a obra A linha, de Ricardo Laganaro, discorro, inicialmente, sobre os principais artifícios que permitem que sistemas de RV produzam o efeito da imersão e, em seguida, trago uma reflexão sobre a mobilização do tempo e da memória como estratégias para construir ambientes imersivos capazes de transportar o sujeito receptor para outras temporalidades. O referencial teórico que fundamenta as reflexões consiste dos estudos de Halbwachs e Candau sobre memória, a teorização de Gérard Genette sobre o tempo narrativo e as pesquisas atuais sobre ficção interativa, imersão e Realidade Virtual. A principal conclusão das análises é que o efeito imersivo das narrativas em RV resulta da articulação entre recursos semióticos consolidados em mídias tradicionais como a literatura, as artes visuais e o cinema com recursos tecnológicos característicos da Realidade Virtual, especialmente a tridimensionalidade, a visão em 180° ou 360° e a interatividade.
Downloads
Referências
AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997. DOI: https://doi.org/10.56021/9780801855788
BELL, Alice. Interactional Metalepsis and Unnatural Narratology. Narrative, Columbus, v. 24, n. 3, p. 294-310, 2016. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/631387. DOI: https://doi.org/10.1353/nar.2016.0018
BELL, Alice. Media-specific Metalepsis in 10:01. Alice Bell, Astrid Ensslin & Kristian Rustad. Analyzing digital fiction. New York: Routledge, 2014. 21-38.
BELL, Alice, Astrid Ensslin & Kristian Rustad. Analyzing digital fiction. New York: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203078112
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.
CASADEI, Eliza Bachega. Maurice Halbwachs e Marc Bloch em torno do conceito de memória coletiva. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 9, n. 108, p. 153-161, 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9678.
DOOLEY, Kath. Cinematic Virtual Reality: A Critical Study of 21st Century Approaches and Practices. California: Palgrave Macmillan, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-72147-3
ESKELINEN, Markku. Six Problems in Search of a Solution. The Challenge of Cybertext Theory and Ludology to Literary Theory. Peter Gendolla & Jörgen Schäfer (eds.). Writing, Reading and Playing in Programmable Media. Bielefeld: Transkript, 2007. 179-210. DOI: https://doi.org/10.1515/9783839404935-009
FLORES, Valdir do Nascimento & Magali Lopes Endruweit. A noção de discurso na teoria enunciativa de Émile Benveniste. Revista Moara, Belém, n. 38, jul./dez., p. 196-208, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/viewFile/1280/1698. DOI: https://doi.org/10.18542/moara.v1i38.1280
GRAU, Oliver. Virtual Art: From Illusion to Immersion. Cambridge: The MIT Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/7104.001.0001
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1985.
GENETTE, Gérard. Matalepsis: De la figura a la ficción. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2004.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
JUUL, Jesper. Half-real. Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. Cambridge: The MIT Press, 2005.
KOSKIMAA, Raine. Approaches to digital literature: Temporal dynamics and Cyborg Authors. Roberto Simanowski, Jörgen Schäfer &, Peter Gendolla (eds.). Reading Moving Letters: Digital Literature in Research and Teaching. Bielefeld: Transkript, 2010. 129-144. DOI: https://doi.org/10.1515/9783839411308-006
KUKKONEN, Karin. Metalepsis in Popular Culture: An Introduction. Karin Kukkonen & Sonja Klimek (eds). Metalepsis in Popular Culture. Berlin: De Gruyter, 2011. 1-21. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110252804.1
LAGANARO, Ricardo. The Line. 2019. Oculus Quest. Disponível em: https://www.meta.com/experiences/2685959161497510/.
LAGANARO, Ricardo. We have a story. Immersive Storytelling and Direction. 2023a. Domestika. Disponível em: https://tinyurl.com/2ywc3uya.
LAGANARO, Ricardo. Deconstructing traditional production. In: Immersive Storytelling and Direction. 2023a. Domestika. Disponível em: https://tinyurl.com/2ywc3uya.
LISTER, Martin et al. New Media: a critical introduction. 2ª ed. London: Routledge, 2009. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203884829
MATHEUS, Letícia. Memória e identidade segundo Candau. Revista Galáxia, São Paulo, n. 22, p. 302-306, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/6737.
MÄYRÄ, Frans. An Introduction to Game Studies: Games in Culture. London: SAGE, 2008. DOI: https://doi.org/10.4135/9781446214572
METZ, Christian. Apontamentos para uma semiologia da narração. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972. 29-44.
MURRAY, Janet H. Hamlet on the Holodeck: The future of narrative in cyberspace. New York: The Free Press, 2016.
PIER, John. Metalepsis. David Herman, Manfred Jahn & Marie-Laure Ryan (eds.). The Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. London: Routledge, 2005. 303-304.
RYAN, Marie-Laure. Avatars of Story. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006.
TODOROV, Tzvetan. Los Generos del Discurso. Caracas: Monte Avila, 1996.
TURKLE, Sherry. Simulation and its Discontents. Cambridge: The MIT Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/8200.001.0001
ZUERN, John David. Temporality of Digital Works. Marie-Laure Ryan, Lori Emerson &, Benjamin J. Robertson. The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2014. 482-486.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edgar Roberto Kirchof

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.














