Livraria Gráfica: diálogos entre literatura, edição independente e cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n1p97Palavras-chave:
edição independente, cultura digital, bibliodiversidade, mercado editorialResumo
O artigo analisa o impacto da cultura digital no mercado editorial e reflete sobre o projeto da Livraria Gráfica, que explora novos métodos de produção e circulação de livros, detendo-se sobre seu título de estreia, Deus Deus. Fundada em 2023, em uma colaboração entre a editora Lote 42 e o estúdio de design Casa Rex, a Livraria Gráfica aposta em modelos de financiamento coletivo, produção sob demanda e técnicas artesanais, integrando práticas tradicionais com o potencial das plataformas digitais. O projeto se alinha, assim, ao cenário da produção editorial independente e ao conceito de bibliodiversidade, buscando diversificar a produção editorial e resistir à padronização imposta por grandes conglomerados e empresas de tecnologia. Conclui-se que a Livraria Gráfica representa uma forma de resistência cultural, capaz de promover a diversidade de vozes e o pensamento crítico no campo editorial e literário contemporâneos, por meio do estabelecimento de diálogos entre a produção e a circulação da literatura, o circuito do livro, a edição independente e a cultura digital.
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