A solidão da personagem-paisagem na ficção de Victor Heringer

Autores

  • Valeria Rosito Ferreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Pedro Henrique Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0002-6583-6293

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p52

Palavras-chave:

Victor Heringer, paisagem, Estudos de Gênero, literatura brasileira contemporânea

Resumo

Recorremos ao binômio paisagem-personagem como categoria mestra para a discussão do romance O amor dos homens avulsos (2016) de Victor Heringer (1988-2018). Especificamente, nossas reflexões se debruçam sobre a relevância estética da constituição cronotópica de seu protagonista, em que pesem os limites aos corpos desvalidos e às relações desviantes. Tomamos como aporte teórico as contribuições de Michel Collot (2013), Raymond Williams (1989), e Walter Benjamin (1989, 1994). Objetivamos iluminar tanto a relevância do escritor, desaparecido bastante prematuramente, para os estudos literários contemporâneos, quanto a convergência entre a atualidade de suas pautas e a maestria de sua linguagem. Finalmente, por tudo isso também, apontamos para sua ainda rara fortuna crítica.

Biografia do Autor

Valeria Rosito Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pedro Henrique Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestrando em Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Ferreira, Valeria Rosito, e Pedro Henrique Cunha. “A solidão Da Personagem-Paisagem Na ficção De Victor Heringer”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 43, nº 2, dezembro de 2023, p. 52, doi:10.5433/1678-2054.2023vol43n2p52.