Mal entendo a língua que eles falam: poesia pensamento radical, animalidade e alteridade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2022v42p23-32Palavras-chave:
poesia, pensamento radical, animalidade. alteridadeResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre as noções de pensamento radical, animalidade e alteridade, colocando-as em diálogo com o poema Na feira, de Eucanaã Ferraz, publicado em 2021. Pretende-se, dessa maneira, sustentar duas possibilidades de leitura: a primeira diz respeito à escrita poética como uma atividade radicalmente fora de si, isto é, como uma experiência de abertura em direção ao outro; a segunda refere-se ao imaginário poético como um modo de intervenção ético-política no mundo, ao conceber e dar forma, pela linguagem, a outras formas de relação entre humanos e animais.
Downloads
Referências
COLLOT, Michel. A matéria emoção. Trad. Patrícia Souza Silva. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2018.
DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. Trad. Fábio Landa. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
DERRIDA, Jacques. Che cos’ è la poesía? Trad. Tatiana Rios e Marcos Siscar. Inimigo Rumor, n.1 0. Rio de Janeiro: 7 Letras, maio 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Radical, radicular/revolver as imagens, pôr a terra em transe. (2013). Disponível em: https://n-1edicoes.myportfolio.com/136
FERRAZ, Eucanaã. Na feira. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/mal-entendo-lingua-com-que-os-homens-falam/.
FRÓES, Leonardo. O observador observado. Chinês com sono. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
FROÉS, Leonardo. Poesia reunida (1968-2021). São Paulo: Editora 34, 2021.
GIORGI, Gabriel. Formas comuns: animalidade, literatura, biopolítica. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.