Quando a literatura encontra a música: reflexões em torno dos diálogos intertextuais em "Lisboaleipzig 2: o ensaio de música", de Maria Gabriela Llansol
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v30p42Palavras-chave:
Intertextualidade, Literatura e Música, Maria Gabriela LlansolResumo
Apresenta-se, aqui, uma proposta de leitura da obra Lisboaleipzig 2: o ensaio de música (1994), da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, procurando observar os diálogos intertextuais estabelecidos entre a sua efabulação ficcional e as técnicas composicionais do músico alemão Johann Sebastian Bach. A partir da observação de elos ordenados entre estas duas instâncias discursivas, objetiva-se uma reflexão que contemple o fenômeno da intertextualidade como recurso criador.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1989.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BARTHES, Roland. S/Z. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
BRENET, Michel. Diccionario de la Música. Barcelona: Editorial Iberia, 1976.
FERREIRA, Vergílio. Um escritor apresenta-se. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1981.
FORKEL, J. N. Juan Sebastian Bach. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1993.
GIDE, André. O diário dos moedeiros falsos. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
GIDE, André. Os moedeiros falsos. Porto: Ambar, 2004.
LLANSOL, Maria Gabriela. Entrevistas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LLANSOL. Maria Gabriela. Lisboaleipzig 2: ensaio de música. Lisboa: Rolim, 1994.
PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2001.
SILVEIRA, Jorge Fernandes da. A crise dos gêneros e a ficção lírica de Maria Gabriela Llansol. Estudos Portugueses e Africanos, Campinas, n. 21, p. 49-54, jan./jul. 1993.
STAINER, George. Linguagem e silêncio. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
ZAMACOIS, Joaquin. Curso de Formas Musicales. Barcelona: Labor, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.