Ponciá Vicêncio e Becos da memória: memória e olhar coletivo na prosa afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p77Palavras-chave:
Identidade, Memória coletiva, Diáspora, Literatura afro-brasileiraResumo
Este artigo trata da memória coletiva nos romances Ponciá Vicêncio e Becos da Memória, da escritora mineira Conceição Evaristo. O olhar afro-descendente da autora nos confirma, através da história das personagens, a importância desse aspecto nos textos de autores afro-brasileiros. Para Ricouer (2000), a memória é erigida como critério de identidade e está a serviço da busca desta última. Nossos autores afro-brasileiros confirmam, assim, um novo pensamento sobre a memória diaspórica negra e trazem para sua literatura marcas desse olhar coletivo que é, para eles, uma espécie de motor da narrativa ou da poesia.Downloads
Referências
EVARISTO, Conceição. 1996. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Diss. Mestrado em Literatura Brasileira – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.
EVARISTO, Conceição. 2003. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza, 2003.
EVARISTO, Conceição. 2006. Becos da Memória. Belo Horizonte: Mazza, 2006.
PATTERSON, Orlando. 1982. Slavery and social death: a comparative study. Cambridge: Harvard U P.
RICOEUR, Paul. 2000. La memoria, la historia, el olvido. Buenos Aires: Éditions du Seuil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.