A mandinga versada da Capoeira Angola
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p135Palavras-chave:
Capoeira Angola, Cantigas, Poesia afro-brasileira, Literatura de cordelResumo
Como a Capoeira Angola é uma manifestação de saberes ancestrais e populares que são transmitidos por meio de suas cantigas, de seus mitos e fundamentos, procurar-se-á colocar em evidência a relação que existe entre ela e a Literatura Afro-brasileira Contemporânea, como acontece, por exemplo, com a Literatura de Cordel, pois assim como a Capoeira, ela traz como tema de seus versos, ou de seus contos rimados, figuras como Pedro Cem, Riachão, Besouro, Pedro Mineiro, Valente Vilela, Zumbi, dentre outros.Downloads
Referências
ALVIM, Victor. s/d. Histórias e bravuras de Besouro/ o valente capoeira. cordel. S/l: s/e.
OLIVEIRA, Eduardo de. 2006. “Palmares da esperança.” Cadernos negros/poemas afro-brasileiros 29. São Paulo: Quilombhoje.
ONAWALE, Lande. 2006. “Kalunga.” Cadernos negros/poemas afro-brasileiros 29. São Paulo: Quilombhoje.
REGO, Waldeloir. 1968. Capoeira Angola/ Ensaio Sócio-Etinografico. Bahia: Itapoá.
VIEIRA, Antonio. A valentia justiceira de Besouro. Disponível em http://www.portaldocordel.com.br/doc/cordeisDown/AvalentiaJusticeiraBesouro.pdf. Acesso em 07outubro 2009.
VIEIRA, Antonio.2004. “Sérgio, Mário e Klaxon.” Trincheira Palco e Letras. São Paulo: Cosac & Naify.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.