O corpo, os sentidos e a violência
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v15p107Palavras-chave:
Violência, Sentidos, RepresentaçõesResumo
Este artigo propõe algumas discussões acerca da violência como tema literário e de outras formas narrativas contemporâneas. O trabalho pretende abordar questões que envolvem os sentidos, as relações com o corpo e as representações que envolvem uma narrativa, cujo tema é a violência. Para dar sustentabilidade às discussões a análise estará pautada na obra El escritor y el outro (2007), do escritor uruguaio Carlos Liscano, juntamente com os estudos acerca da violência, da antropóloga brasileira Alba Zaluar.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza.” Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad.: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLANCHOT, Maurice. “A questão literária.” O livro por vir. São Paulo: Martins fontes, 2005.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Lo que vemos, lo que nos mira. Buenos Aires: 2006.
LISCANO, Carlos. El escritor y el otro. Montevideo: Editorial Planeta S. A., 2007.
MELLO, Carlos de Brito. “A imagem, seu desaparecimento.” O espetáculo e a vida infame em Ônibus 174. Eco-Pós (UFRJ) 9 (2006): 139-153.
NANCY, Jean-Luc. El sentido del mundo. Buenos Aires: La marca, 2003.
STAM, Robert. “Mikhail Bakhtin e a crítica cultural de esquerda.” O mal estar no pósmodernismo. Teorias, práticas. Ann Kaplan, org. Rio de Janeiro: Jorfe Zahar, 1993.
ZALUAR, Alba, & Marcos Alvito. Um Século de favela. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.