A violência como discurso em Feliz ano novo de Rubem Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v15p17Palavras-chave:
Contemporâneo, Narrativa, Violência, DiscursoResumo
Após as considerações de Antonio Candido no ensaio A nova narrativa, buscamos estabelecer um patamar comparativo entre as preocupações do crítico em relação à geração de ficcionistas que têm como base as grandes cidades e as relações humanas elaboradas neste espaço e a criação narrativa de Rubem Fonseca, focando a análise em seu livro Feliz ano novo. Considerando parte dos contos dessa importante obra buscamos entender de que maneira esta busca refletir sobre a contemporaneidade, bem como sua matéria narrativa utiliza a violência não só como recurso representativo, mas como base do domínio discursivo.Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
CARNEIRO, Flávio. No país do presente – Ficção brasileira no início do século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
FONSECA, Rubem. Feliz ano novo São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo – a lógica cultural no capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2004.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
ORTEGA Y GASSET, José. “A chegada das massas.” Cultura de massa. São Paulo: Cultrix, 1973.
ROCHA, João Cezar de Castro. “Dialética da marginalidade – caracterização da cultura brasileira contemporânea”. Folha de S. Paulo, 29/02/2004.
SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
WALTY, Ivete Lara Camargo. Corpus rasurado: exclusão e cânone na narrativa urbana. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.