Sob a mira da autoria: embates entre gênero e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v13p38Palavras-chave:
Modernidade, Mulher, FicçãoResumo
Ao debater a invenção do feminino no processo da modernidade, refletimos sobre a sua representação literária em conexão com a sociedade patriarcal, especialmente na narrativa oitocentista e na ficção portuguesa contemporânea. Identificamos e comparamos processos de autoria masculina na concepção de algumas personagens, como Emma Bovary, Luísa e Ludovina, Capitu, Helena Morley e Maria das Mercês. Registramos ainda estratégias discursivas na ficção contemporânea de Teolinda Gersão e Inês Pedrosa, para melhor observar se aí encontramos heroínas muito diferentes daquelas produzidas pela autoria masculina.Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. Os escritos de Antonin Artaud. Trad. Prefácio, seleção e notas de Cláudio Willer. Porto Alegre: L &PM Editores Ltda, 1983.
BIRMAN, Joel. Gramáticas do erotismo; a feminilidade e as suas formas de subjetivação em psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 3. ed. , Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Porto Alegre: L&PM, 2003.
GERSÃO, Teolinda. O silêncio. 3. ed. Lisboa: O Jornal, 1984.
GERSÃO, Teolinda. Cavalo de sol. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1989.
GUIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
MACHADO DE ASSIS, J.M. Dom Casmurro. São Paulo: Editora Ática, 2001.
MORLEY, Helena. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NUNES, Silvia Alexim. O corpo do diabo entre a cruz e a caldeirinha; um estudo sobre a mulher, o masoquismo e a feminilidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
PEDROSA, Inês. Nas tuas mãos. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2005.
PIRES, José Cardoso. O Delfim. 2. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
QUEIRÓS, Eça de. O primo Basílio. Rio de Janeiro: Record, 1988.
QUEIRÓS, Eça de.Alves & Cia. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994.
SCHWARZ, Roberto. Duas meninas. São Paulo: Editora Schwarz, 1997.
SENNET, Richard. O declínio do homem público; as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.