A poesia de Sosígenes Costa: o trajeto de uma obra esquecida
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v12p144Palavras-chave:
Poesia, Estilo, Paródia, VisibilidadeResumo
A poesia de Sosígenes Costa apresenta uma mistura de traços estilísticos parnasianos, simbolistas e barrocos de seus originais “Sonetos Pavônicos”, apesar de o poeta aproximar-se do Modernismo, principalmente por demonstrar uma consonância com alguns recursos intertextuais privilegiados pelos escritores modernistas, como a paródia. O aspecto tangencial da poesia de Sosígenes Costa, somado à demora do próprio poeta em publicar a Obra Poética, dificultou a inserção do escritor no panorama literário nacional. Por essa razão, constata-se que a obra de Sosígenes Costa, depois de mais de um século do nascimento do poeta, ainda espera por maior visibilidade.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1988.
CAMPOS, Haroldo de. “Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”. Metalinguagem & Outras Metas. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COSTA, Sosígenes. Poesia Completa. Edição comemorativa do centenário de nascimento de Sosígenes Costa. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, Conselho Estadual de Cultura, 2001.
DAMULAKIS, Gerana. Sosígenes Costa, O Poeta Grego da Bahia. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia; Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1996.
FONSECA, Aleilton. “Sosígenes Costa: Poeta da Visibilidade Moderna”. In MATTOS & FONSECA 2004.
FONSECA, Aleilton & Carlos Ribeiro, orgs. Iararana, revista de arte, crítica e literatura. Edição Especial Centenário de Sosígenes Costa (Salvador) 7 (nov./2001-fev.2002).
MATTOS, Cyro de. “Informação de Sosígenes Costa”. In MATTOS & FONSECA 2004.
MATTOS, Cyro de & Aleilton Fonseca. O triunfo de Sosígenes (Estudos, Depoimentos e Antologia). Ilhéus, BA: Editus/UEFS, 2004.
MATTOS, Florisvaldo de. Travessia de Oásis – A Sensualidade na Poesia de Sosígenes Costa. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia/EGBA, 2004.
MUNIZ, Fernando. “O Que é Isto – A Antropofagia?” Gilberto Mendonça Teles et al. Oswald Plural. Rio de Janeiro: UERJ, 1995.
PAES, José Paulo. Pavão, Parlenda, Paraíso – Uma tentativa de descrição crítica da poesia de Sosígenes Costa. São Paulo: Cultrix, 1977.
PAES, José Paulo. “Iararana ou o Modernismo Visto do Quintal: um roteiro de leitura”. In: COSTA 2001.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas Literaturas. Escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras. 1998.
PÓLVORA, Hélio, org. A Sosígenes, Com Afeto. Salvador: Edições Cidade da Bahia; Fundação Gregório de Mattos, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.