"A Salamanca do Jirau": uma leitura da luto-representação gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v10p77Palavras-chave:
Identidade cultural, Representação, MitoResumo
O presente estudo discute a maneira como a sociedade gaúcha representa a si mesma, no texto literário “A salamanca do Jarau”, escrito por João Simões Lopes Neto. Para tanto, são investigadas algumas das oposições estruturantes da auto-identidade sul-riograndense, a partir de uma leitura das relações que se estabelecem com o passado mítico atribuído ao grupo social, em vista da problematização da circunstância presente. A análise dos posicionamentos das personagens, bem como de elementos simbólicos presentes na narrativa evidencia a consolidação de transformações no processo de constituição da identidade cultural da sociedade representada.Downloads
Referências
CHIAPPINI, Ligia. 1988. No entretanto dos tempos: Literatura e História em João Simões Lopes Neto. São Paulo: Martins Fontes.
GIDDENS. 2001. Sociedades tradicionais. In: HALL, Stuart (Coord.). A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 5ed. Rio de Janeiro: DP&A.
LOPES NETO, João Simões. 2003. Obra completa. Org. Paulo Bentancur. Porto Alegre: Sulina.
POZENATO, José Clemente. 2003. Processos culturais: refl exões sobre a dinâmica cultural. Caxias do Sul: Educs.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Hathryn. 2000. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2ed. Petrópolis: Vozes.
TEDESCO, João Carlos. 2004. Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Passo Fundo: UPF; Caxias do Sul: EDUCS.
WOODWARD, Kathryn. 2000. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2ed. Petrópolis: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.