O que há para ver nos contos de Lygia Fagundes Telles
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2003v3p137Palavras-chave:
Conto, Lygia Fagundes Telles, Cultura de massaResumo
Este artigo apresenta uma análise da ocorrência de imagens visuais em quatro contos de Lygia Fagundes Telles. A proposta é verificar como esta incorporação de imagens é efetivada, constituindo uma possível resposta ao que diversos teóricos contemporâneos interpretam como bombardeio visual no cenário cultural que se estrutura a partir dos anos 60 e 70 do século XX. Assim, as imagens são examinadas, nos contos, a partir de seus vínculos com a televisão, a simulação, a velocidade, a obscenidade e a alteridade.Downloads
Referências
CALVINO, Italo. 1990. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de, org. 1994 Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco.
KELLNER, Douglas. 2001. A cultura da mídia. Bauru: Edusc.
KLEIN, Marco Aurélio, e Sergio Alfredo Audinino. 1996. O almanaque do futebol brasileiro. São Paulo: Escala.
SARLO, Beatriz. 1997. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
TELLES, Lygia Fagundes. 1995. A noite escura e mais eu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
TELLES, Lygia Fagundes. 1984. Seminário dos ratos. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.