Machado: três momentos negros
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2002v2p53Palavras-chave:
Machado de Assis, Personagem negro, Vazios do textoResumo
O negro na obra de Machado de Assis e o tratamento elíptico dispensado a esses personagens. A lógica das representações sociais contraposta, estrategicamente, à técnica narrativa da exposição e saturação do vazio. Exibindo o negro como um ser por subtração, expõe, pelo avesso, sua descrença quanto à inserção deste segmento numa ordem social reconhecida, numa relação igual. Sob este aspecto, seus textos constituem convite para uma leitura das lacunas/pistas deixadas ao longo de sua produção literária.Downloads
Referências
ASSIS, M. de. Obra Completa. 3 vols. Rio de Janeiro: Aguilar, 1985.
FAORO, R. Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. 3 ed. Rio de Janeiro:
Globo, 1988.
GLEDSON, J. Machado de Assis: Ficção e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.