Crítica à invenção do Brasil: paisagem, identidade, literatura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2002v2p26Palavras-chave:
Paisagem, Identidade, Literatura brasileira anos 10-20Resumo
O trabalho discute a crítica feita por Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Pedro Kilkerry, Euclides da Cunha à tradição - romântica e naturalista - produtora dos conceitos de paisagem e identidade. Na medida em que expõem os bastidores da construção do país e da paisagem, a poesia e prosa, do início do século XX , reinventam a literatura mantendo a linguagem sob suspeita.Downloads
Referências
ANDRADE, M. de. A psicologia em ação. In: Caminhos do pensamento crítico. Org. A. COUTINHO. Rio de Janeiro: Pallas, 1980.
ANJOS, A. dos. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
BARRETO, A. H. de L. Obras completas de Lima Barreto. 17 v. São Paulo: Brasiliense, 1956.
BONFIM, M. A América Latina: males de origem. 2 ed., Rio de Janeiro: A Noite, 1939.
BORGES, J. L. O escritor argentino e a tradição. Obras completas de Jorge Luis Borges. São Paulo: Globo, 1998.
CAMPOS, A. de. Re-visão de Kilkerry. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CUNHA, E. da. Contrastes e confrontos. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
DIAS, A. G. “Canção do Exílio.” Poesia completa e prosa escolhida. Rio de Janeiro: Aguilar, 1959. 103.
FIGUEIREDO, C. L. N. de. Trincheiras de sonho: Ficção e cultura em Lima Barreto. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1998.
LOBATO, M. Urupês. São Paulo: Brasiliense, 1967.
NIETZSCHE, F. Considerações intempestivas. Lisboa: Presença, s. d.
PROUST, M. No caminho de Swam. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
ROSA, João GUIMARAES. Sarapalha. Sagarana. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.