De novo com Machado: proposta de leitura fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2002v2p17Palavras-chave:
Fenomenologia da leitura, Efeito estético, RespostaResumo
Apresentação de um novo modo de aproximação do conto "Missa do Galo", a partir de categorias da Teoria do efeito estético de Wolfgang Iser. Leitura de caráter fenomenológico, sistematizadora do percurso dos atos perceptivo e cognitivo da teoria, é capaz de ilustrar o modo como se processa "efeito" e a "resposta" pelos quais passa o autor-leitor do texto da crítica.Downloads
Referências
BARTHES, R. Elementos de Semiologia. São Paulo: Cultrix, 1979.
HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.
ISER, W. The act oI reading: a theory os äesthetic response. London, Routledge & Kegan Paul. 1978.
LIMA, L. C., org. A Literatura e o leitor: Textos de Estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
SANTOS, R. C. dos. Clarice Lispector. São Paulo: Atual, 1986.
STIERLE, K. “Que significa a recepção de textos ficcionais”. L. C. LIMA, org. A Literatura e o leitor: Textos de Estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 183-187.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.