A formação do professor de inglês com base na elaboração, implementação e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p17Palavras-chave:
Inglês como Língua Estrangeira, Formação de Professores, Projetos de Ensino-Aprendizagem.Resumo
A partir da análise da relevância política e social dos discursos em língua inglesa na contemporaneidade, o presente artigo se propõe a discutir uma prática de formação do professor de inglês voltada para a construção de sua autonomia intelectual e profissional. A história do ensino de inglês como língua estrangeira nas escolas brasileiras revela, além do fracasso da abordagem integrativa estruturalista, herdada dos chamados cursos livres, uma concepção de formação como mero treinamento. Como alternativa a tal concepção, propõe-se uma formação baseada na elaboração, implementação e avaliação crítica de projetos de ensino-aprendizagem em contextos escolares. Com isso, espera-se que seja possível formar professores capazes de refletir sobre o contexto em que ensinam, gerando, assim, práticas mais adequadas aos interesses e necessidades de seus alunos.
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