PIBID

impactos, significados e perspectivas na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p68-82

Palavras-chave:

PIBID, formação docente, ensino

Resumo

A formação docente demonstrou ser, nas últimas décadas, uma questão sensível para a universidade e demais instituições de ensino. O debate sobre a formação de professores passa por questões como a necessidade de profissionais adequados às demandas regionais e atentos aos desafios surgidos em decorrência do avanço tecnológico; a formação política desses profissionais, voltada à superação das intransigências; a necessária relação entre universidade e educação básica e a inserção dos profissionais em programas significativos. Assim, perguntamo-nos, a partir de dados coletados em uma universidade pública: quais têm sido os reais impactos de programas especiais como o PIBID para a prática escolar na educação básica? Como os sujeitos envolvidos nesse processo entendem suas ações? Quais são as práticas necessárias no processo de formação docente? Nesse sentido, recorreremos a autores da área da linguagem e da educação para respaldar nossa discussão em uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por meio de análise de conteúdo, a partir dos relatos de três professores de educação básica, cinco “pibidianos” e dois coordenadores institucionais do PIBID. As análises realizadas, até então, apontam para um significativo impacto do programa para esses sujeitos, demonstrando a necessidade de mais políticas públicas voltadas para o tema.

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Biografia do Autor

Luiz Penido, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Letras (2006), mestre em Estudos Literários (2010) e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros. Atua em projetos de ensino (PIBID-Veredas do Letramento), de pesquisa (Poética-política em prosa experimental; Teorabilia: teoria, crítica e história no processo de formação dos estudos literários nos cursos de Letras da Unimontes; O livro de desassossego – a conversa infinita) e de extensão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Letras da Unimontes. Ministra aulas em diversas áreas dos estudos literários com especial interesse pela filosofia da linguagem, teoria da literatura e crítica literária em interface, atualmente, com os processos experimentais de escrita em autores como Haroldo de Campos, Paulo Leminski, Raduan Nassar, Antonin Artaud, Raymond Queneau, Italo Calvino, Georges Perec etc.

Maria da Penha Brandim de Lima, Universidade Estadual de Montes Claros

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Doutora em Língua Portuguesa pela PUC SP, Professora Efetiva dos cursos de Graduação em Letras  e de Pós-Graduação (PROFLETRAS e NEPRA) da Unimontes; coordenadora do Projeto de Pesquisa Poesia na Boca do Povo: propostas para atividades de leitura do texto poético (PRP / Unimontes).

Referências

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

PENIDO, Luiz; BRANDIM DE LIMA, Maria da Penha. PIBID: impactos, significados e perspectivas na formação de professores. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 68–82, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p68-82. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49450. Acesso em: 30 dez. 2024.