Mais que apenas ver: a leitura on-line em língua espanhola por deficientes visuais

Autores

  • Marcus Vinícius Liessem Fontana Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p161

Palavras-chave:

deficiência visual, ensino mediado por computador, ensino de línguas estrangeiras

Resumo

Este artigo discute o processo de leitura, em especial de leitura em espanhol como língua estrangeira, no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de deficientes visuais em ambiente digital. Iniciando por uma rápida explicação sobre os diferentes tipos de deficiência visual e sobre as tecnologias atualmente disponíveis para este público, chega-se a um debate sobre a atividade de leitura, traçando-se diferenças entre a forma como videntes e não-videntes a realizam. Este debate desemboca no processo de criação de um curso de leitura on-line de espanhol para deficientes visuais e dos resultados positivos obtidos com esta iniciativa, levando a projeções sobre novas possibilidades de encontro entre ensino de línguas estrangeiras e deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Assistente da Universidade Federal de Santa Maria, com Mestrado em Letras - Linguística Aplicada pela Univesidade Católica de Pelotas e graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas. Entre seus interesses estão o uso de tecnologias para o ensino de espanhol, educação a distância e processos inclusivos para deficientes visuais.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. Mais que apenas ver: a leitura on-line em língua espanhola por deficientes visuais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 161–179, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p161. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4843. Acesso em: 5 jan. 2025.