A duração como correlato acústico do acento de palavra no português brasileiro e no espanhol: desafios para o ensino de suprassegmentais e preparação de material didático

Autores

  • Letania Patricio Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p74

Palavras-chave:

duração, suprassegmentais, material didático

Resumo

O presente artigo segue a linha da linguística contrastiva e tem o objetivo de analisar o mecanismo de contraste entre sílabas tônicas e átonas, no Português Brasileiro (PB) e no Espanhol, no que diz respeito à duração, e de discutir as implicações dos resultados obtidos para a construção de material didático. Resultados indicam que a duração opera de forma mais constante e sistemática como correlato de proeminência lexical no Português. Por aportar uma análise contrastiva entre as duas línguas, esse trabalho fornece informações detalhadas e úteis sobre suprassegmentais. O uso destas informações, tanto de forma implícita como explícita, pode ser de grande benefício para alunos e professores que trabalham com ambas as línguas. A inclusão de tais informações na preparação de material didático pode potencializar o aprendizado e facilitar o uso de suprassegmentais na L2. Palavras-chave: Duração. Suprassegmentais. Material didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letania Patricio Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Línguas Latinas - University of Georgia (2000) e doutorado em Linguística - University of Illinois at Urbana-Champaing (2008). Sua pesquisa, na área de fonética e fonologia, se enfoca na análise acústica, na aquisição da linguagem e em estudos comparativos entre as línguas. Atualmente é pesquisadora bolsista CNPq/FACEPE vinculada à UFPE.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

FERREIRA, Letania Patricio. A duração como correlato acústico do acento de palavra no português brasileiro e no espanhol: desafios para o ensino de suprassegmentais e preparação de material didático. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 74–101, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17451. Acesso em: 30 dez. 2024.