Gêneros textuais e agir docente na avaliação do ENADE

Autores/as

  • Vera Lucia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
  • Liliane Mantovani Lopes

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p137

Palabras clave:

Gêneros textuais, Avaliação, Agir docente

Resumen

Este estudo investiga um instrumento de avaliação que tem sido usado na educação inicial de professores – o teste do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para o curso de Letras (2005 e 2008). Para tanto, identificamos quais gêneros estão presentes no teste, a esfera social a que pertencem e as capacidades de linguagem mobilizadas pelas questões do exame. Nós também analisamos e comparamos a convergência entre o exame do ENADE, as competências mencionadas em um documento oficial para ensino superior e as dimensões que constituem a profissão docente (PLACCO, 2006). Os resultados mostram que o exame demanda gêneros que circulam no cotidiano e valoriza o conhecimento prévio dos alunos bem como suas capacidades de estarem conscientes de problemas sociais em seu país. A dimensão predominante no exame é a crítico-reflexivo e a estético e cultural.

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Publicado

2011-06-15

Cómo citar

CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes; LOPES, Liliane Mantovani. Gêneros textuais e agir docente na avaliação do ENADE. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 137–171, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p137. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/7031. Acesso em: 26 dic. 2024.