Literatura em Jogo: o RPG como alternativa metodológica no ensino da leitura literária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p31

Palabras clave:

Ensino de Literatura, Formação do Leitor, RPG.

Resumen

Este trabalho discute o uso do Jogo de Interpretação de Papéis (RPG) como alternativa metodológica no ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica. Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual. Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (2002), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo e o leitor deve ser considerado em sua totalidade; em Colomer (2009), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (2004) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê. Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2000) e Caillois (1990). Esse percurso proporcionou-nos valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia, no ensino da leitura, atenta às necessidades dos “leitores reais” (JOUVE, 2002), oriundos, muitas vezes, de espaços sociais alheios aos círculos literários.

Biografía del autor/a

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

É professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH da Universidade Estadual de Londrina. Graduada e licenciada em Letras (1994), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (2001) e doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2006), possui experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, alfabetização, letramento, oralidade, literatura. Participa do GELP - Grupo de Estudos Educação Linguística e Psicanálise, vinculado à Faculdade de Educação da USP.

Franciela Silva Zamariam, Governo do Estado do Paraná - SEED

Mestre em Estudos da Linguagem (2018, UEL) e Doutoranda na mesma área (UEL).

É graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (2006, UEL) e em Letras Estrangeiras (2012, UEL). Também é Especialista em Educação (2008, UEL). Atua como professora da educação básica, na rede pública estadual, anos finais, desde 2007.

Citas

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Andréa Stahel M. da Silva. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital. Tradução de Magali de Castro. In. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de Educação. 2º ed. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 71-79.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução de J. G. Palha. Lisboa: Cotovia, 1990.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ________________. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.
CARBELLO, Sandra Regina Cassol; LOPES, Nataliza Francisca Mezzari; ROSA, Chaiane de Medeiros. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no Brasil. Poíesis Pedagógica, Catalão, v.13, n.1, p. 162 ‐ 179, jan/jun. 2015.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2009.
GOODMAN, Kenneth. Unidade na leitura: um modelo psicolinguístico transacional. In: Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 9-43, dez. 1991. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/16125. Acesso em: 05 maio 2016.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo, 2000.
JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2002.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
PICARD, Michel. La lecture comme jeu: essai sur la littéraature. Lonrai: Minuit, 2011.
SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e Educação: alguns apontamentos teóricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/ dissertações/2008/2008%20-%20SCHMIT,%20Wagner%20Luiz.pdf. Acesso em: 13 abr. 2017.

Publicado

2020-07-27

Cómo citar

LIMA, Sheila Oliveira; SILVA ZAMARIAM, Franciela. Literatura em Jogo: o RPG como alternativa metodológica no ensino da leitura literária. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 31–49, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40746. Acesso em: 23 jul. 2024.